metropoles.com

Cirurgia de coluna pioneira com robô é realizada no interior de SP

HCRP foi 1º hospital público a realizar cirurgia de coluna com robô. Paciente, um aposentado de 66 anos, caminhou 3 dias após o procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ HCRP
HCRP foi o primeiro hospital público a realizar cirurgia de coluna com robô. Paciente, aposentado, caminhou 3 dias após o procedimento - Metrópoles
1 de 1 HCRP foi o primeiro hospital público a realizar cirurgia de coluna com robô. Paciente, aposentado, caminhou 3 dias após o procedimento - Metrópoles - Foto: Reprodução/ HCRP

São Paulo — Um aposentado de 66 anos foi o primeiro paciente a se submeter a uma cirurgia de coluna com a utilização de um robô. Pioneiro em hospitais públicos da América Latina, o procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, vinculado à Universidade de São Paulo (SP), no interior do estado.

Trazendo benefícios para os pacientes e para a equipe médica, a tecnologia robótica promete maior precisão no posicionamento dos implantes, o que reduz riscos e, ao mesmo tempo, torna a cirurgia menos agressiva. O procedimento promete menos perda de sangue, menos dor no pós-operatório e tempo de recuperação mais rápido.

Adão Pereira, o aposentado de 66 anos, tinha um problema no canal vertebral que comprimia as raízes dos nervos. Três dias após o procedimento, ele conseguiu deixar o hospital caminhando, o que seria impossível antes, tamanha a dor ao caminhar, segundo a EPTV.

“A caminhada que estou fazendo agora aqui, nem pensar. A dor não deixava. Eu falava para os médicos: ‘Eu vou ser a cobaia’, para animar um pouco”, falou Adão à EPTV.

O neurocirurgião que realizou a cirurgia, Vinicius Carneiro, relatou que tudo transcorreu dentro do planejado. O ortopedista Helton Defino celebrou a introdução da tecnologia no HCRP, por disponibilizar aos pacientes do SUS um tratamento de ponta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?