Cirurgia de coluna pioneira com robô é realizada no interior de SP
HCRP foi 1º hospital público a realizar cirurgia de coluna com robô. Paciente, um aposentado de 66 anos, caminhou 3 dias após o procedimento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um aposentado de 66 anos foi o primeiro paciente a se submeter a uma cirurgia de coluna com a utilização de um robô. Pioneiro em hospitais públicos da América Latina, o procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, vinculado à Universidade de São Paulo (SP), no interior do estado.
Trazendo benefícios para os pacientes e para a equipe médica, a tecnologia robótica promete maior precisão no posicionamento dos implantes, o que reduz riscos e, ao mesmo tempo, torna a cirurgia menos agressiva. O procedimento promete menos perda de sangue, menos dor no pós-operatório e tempo de recuperação mais rápido.
Adão Pereira, o aposentado de 66 anos, tinha um problema no canal vertebral que comprimia as raízes dos nervos. Três dias após o procedimento, ele conseguiu deixar o hospital caminhando, o que seria impossível antes, tamanha a dor ao caminhar, segundo a EPTV.
“A caminhada que estou fazendo agora aqui, nem pensar. A dor não deixava. Eu falava para os médicos: ‘Eu vou ser a cobaia’, para animar um pouco”, falou Adão à EPTV.
O neurocirurgião que realizou a cirurgia, Vinicius Carneiro, relatou que tudo transcorreu dentro do planejado. O ortopedista Helton Defino celebrou a introdução da tecnologia no HCRP, por disponibilizar aos pacientes do SUS um tratamento de ponta.