metropoles.com

Cineasta aciona Justiça e acusa Marcos Mion de plágio em novo filme

Cineasta Camila Rizzo acredita que novo filme de Marcos Mion, “MMM – Meu Melhor Amigo”, tem ideias e conceitos de obra dela, feita em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Globo Filmes
Imagem colorida de Marcos Mion no personagem
1 de 1 Imagem colorida de Marcos Mion no personagem - Foto: Divulgação / Globo Filmes

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo foi acionado pela cineasta Camila Rizzo em uma acusação de plágio contra o apresentador Marcos Mion e a empresa Formata Produções e Conteúdo em razão da produção do filme “MMM – Meu Melhor Amigo”.

Com base em um conhecimento prévio sobre o roteiro do filme, Rizzo disse que o filme apresenta ideias e conceitos originalmente desenvolvidos por ela no curta-metragem “Headway”, escrito e produzido em 2018. Na obra, a cineasta apresenta o encontro entre um lutador de artes marciais mistas e uma criança diagnosticada com autismo.

O longa-metragem estrelado por Mion, que tem entrada em cartaz prevista para janeiro de 2025, apresenta uma história parecida. Identificando essas similaridades e entendendo que as circunstâncias caracterizam plágio e contrafação, a cineasta pediu a suspensão imediata na exibição, distribuição, comercialização e divulgação do filme.

A cineasta também pediu uma indenização de R$ 50 mil e uma retratação pública nos meios de comunicação utilizados na divulgação da produção audiovisual “reconhecendo a autoria original de Camila Rizzo e esclarecendo a situação ao público”.

Porém, o Juiz Daniel Lucio da Silva Porto, da 27ª Vara Cível de São Paulo, não acatou o pedido de urgência e entendeu ser necessário um “maior aprofundamento sobre a ocorrência ou não de plágio entre as obras” antes de um veredito.

Além disso, o magistrado enxerga os elementos apresentados pela cineasta como “insuficientes” e que vê que uma  suspensão da exibição, distribuição, comercialização e divulgação do filme só seria admitida em situações extremas, levando em conta o risco de dano inverso.

A defesa do apresentador tinha conseguido colocar o caso em segredo de Justiça, determinação que foi derrubada na última decisão, da última quinta-feira (10/10).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?