Cineasta aciona Justiça e acusa Marcos Mion de plágio em novo filme
Cineasta Camila Rizzo acredita que novo filme de Marcos Mion, “MMM – Meu Melhor Amigo”, tem ideias e conceitos de obra dela, feita em 2018
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo foi acionado pela cineasta Camila Rizzo em uma acusação de plágio contra o apresentador Marcos Mion e a empresa Formata Produções e Conteúdo em razão da produção do filme “MMM – Meu Melhor Amigo”.
Com base em um conhecimento prévio sobre o roteiro do filme, Rizzo disse que o filme apresenta ideias e conceitos originalmente desenvolvidos por ela no curta-metragem “Headway”, escrito e produzido em 2018. Na obra, a cineasta apresenta o encontro entre um lutador de artes marciais mistas e uma criança diagnosticada com autismo.
O longa-metragem estrelado por Mion, que tem entrada em cartaz prevista para janeiro de 2025, apresenta uma história parecida. Identificando essas similaridades e entendendo que as circunstâncias caracterizam plágio e contrafação, a cineasta pediu a suspensão imediata na exibição, distribuição, comercialização e divulgação do filme.
A cineasta também pediu uma indenização de R$ 50 mil e uma retratação pública nos meios de comunicação utilizados na divulgação da produção audiovisual “reconhecendo a autoria original de Camila Rizzo e esclarecendo a situação ao público”.
Porém, o Juiz Daniel Lucio da Silva Porto, da 27ª Vara Cível de São Paulo, não acatou o pedido de urgência e entendeu ser necessário um “maior aprofundamento sobre a ocorrência ou não de plágio entre as obras” antes de um veredito.
Além disso, o magistrado enxerga os elementos apresentados pela cineasta como “insuficientes” e que vê que uma suspensão da exibição, distribuição, comercialização e divulgação do filme só seria admitida em situações extremas, levando em conta o risco de dano inverso.
A defesa do apresentador tinha conseguido colocar o caso em segredo de Justiça, determinação que foi derrubada na última decisão, da última quinta-feira (10/10).