metropoles.com

Cidade no litoral aprova “grau” de motocicletas como prática esportiva

Câmara de Peruíbe aprovou projeto por unanimidade, mas prefeito diz que vetará proposta. O chamado “grau” é considerado infração gravíssima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra homem em moto fazendo uma manobra chamada "grau" ao lado de um carro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra homem em moto fazendo uma manobra chamada "grau" ao lado de um carro - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A Câmara Municipal da cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, aprovou um projeto de lei que reconhece o “grau” como uma modalidade esportiva e regula a prática no município.

O problema é que o chamado “grau”, que é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira, é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

A proposta foi apresentada pelo vereador João Pedro de Lara (Avante) e aprovada por unanimidade no último dia 6 de novembro. Segundo Lara, o reconhecimento da manobra como prática esportiva visa garantir a segurança dos praticantes e da população, “criando um ambiente seguro e regulamentado, afastando os jovens de práticas ilegais e perigosas nas vias públicas”.

Entre as iniciativas previstas pelo projeto, está a autorização para que a prefeitura organize eventos da modalidade em vias públicas.

O texto aprovado prevê que os eventos esportivos poderão ser realizados em ruas e espaços públicos, desde que autorizados pelo Poder Público competente. Ainda segundo o projeto, ficará proibida a realização dos eventos em vias não autorizadas, conforme previsto no Código Trânsito Brasileiro.

Porém, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD), já antecipou que irá vetar a proposta. Ele afirmou nas redes sociais que “jamais sancionaria um projeto de lei que, mesmo com suas ressalvas, considera tal ação como modalidade esportiva”.

Na opinião do chefe da administração municipal, a prática de empinar motos e fazer manobras arriscadas coloca não apenas o condutor da motocicleta, mas também os demais motoristas, os moradores e as famílias que visitam a cidade em perigo.

“Continuarei trabalhando incansavelmente para manter a ordem em Peruíbe, garantindo a segurança de todos, fiscalizando e tomando medidas judiciais contra quem praticar esse e outros tipos de algazarra na nossa cidade”, completou Luiz Maurício.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?