Cidade à deriva: São José do Barreiro está sem prefeito há 2 dias
O prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, foi preso na última segunda-feira; vice está afastado desde o ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A cidade de São José do Barreiro, no interior de São Paulo, está sem um responsável pela prefeitura desde a manhã da última segunda-feira (19/2), quando o prefeito Alexandre Siqueira Braga (PSD), conhecido como Lê Braga, foi preso pela Polícia Federal (PF) acusado de crime de responsabilidade fiscal. O vice-prefeito, Marcelo da Kombi (PP) está afastado do cargo público, após ser alvo de outra operação da PF, em 2023.
A Câmara de Vereadores do município informou ao Metrópoles que, como o afastamento do prefeito não foi publicado em Diário Oficial, não há previsão legal de que o presidente da Casa, Luiz Fernando Braga de Oliveira (MDB), conhecido como Dr Luiz, assuma a prefeitura.
Preso de abadá
Lê Braga foi preso ao retornar ao município em uma van da Secretaria de Saúde da cidade. Ele voltava do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, acompanhado da esposa e de mais três casais, vestindo abadás.
O prefeito é acusado de ter usado um veículo oficial para viajar durante o Carnaval. As autoridades suspeitam de crime de responsabilidade fiscal, já que o combustível do veículo utilizado pelo prefeito para o deslocamento até o aeroporto é financiado com recursos da União.
Depois de passar por audiência de custódia nessa terça-feira (20/2), o prefeito de São José do Barreiro continua preso.
Vice afastado
O vice-prefeito Marcelo da Kombi está afastado desde 23 de março de 2023, quando foi deflagrada a Operação Sand Floor, da PF.
A investigação aponta desvio de verbas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). As fraudes estariam sendo feitas por meio de um contrato emergencial assinado pela Prefeitura de São José do Barreiro, em São Paulo.
Ao todo, na época, os agentes da Polícia Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e outros três mandados de afastamentos de atividades econômicas e das funções públicas. Foram apreendidos R$ 86 mil e 5,6 mil dólares, além medidas de constrição patrimonial.