Em 8 dias, cidade de São Paulo supera a chuva esperada para outubro
Foram registrados 211 milímetros de precipitação na cidade entre os dias 1º/10 e 8/10; o esperado para o mês inteiro é 126,6 milímetros
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de São Paulo superou em 65% o volume de chuva aguardada para todo o mês de outubro apenas nos primeiros oito dias.
De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, foram registrados 211 milímetros de precipitação na capital entre os dias 1º/10 e 8/10. O esperado para o mês inteiro é 126,6 milímetros de chuva.
A Defesa Civil informou ainda que as cidades de Santo André e Franco da Rocha, localizadas na Grande São Paulo, também já registraram chuva maior que a média de outubro. Os meteorologistas afirmam que a média destas cidades é de 128,5 mm, enquanto desde o início do mês já choveu 188 mm em Santo André e 232 mm em Franco da Rocha.
Problemas
Diversas regiões do estado de São Paulo amanheceram em estado de alerta nesta segunda-feira (9/10) por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias. Cidades como Taboão da Serra , Caieiras, Franco da Rocha e Diadema, na Grande São Paulo, tiveram casos de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e até mortes.
Na cidade de Taboão da Serra, um imóvel desabou na rua David da Silva Meireles, Jardim Maria Luzia. Segundo a Polícia Militar, o local estava em reforma e não havia pessoas no momento do desmoronamento. Duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil municipal.
As enchentes tomaram as ruas do centro de Franco da Rocha, segundo relatos de moradores. A água chegou a invadir um hospital. Além disso, ruas próximas à estação de trem, pertencente à Linha 7–Rubi da CPTM, também ficaram interditadas. Isso fez com passageiros enfrentassem dificuldades para entrar ou sair da estação.
Na manhã desta segunda-feira, as ruas Gentil Rocha, Basília Fazzi e Engenheiro João Batista Garcez receberam serviços de limpeza, de acordo com a Prefeitura de Franco da Rocha.
O município de Caieiras foi um dos que mais sofreu os impactos das chuvas intensas. A prefeitura da cidade decretou situação de calamidade pública devido ao alto volume de chuva. Caieiras recebeu mais de 110 milímetros de água, segundo a administração municipal.
A Defesa Civil e a Guarda Municipal precisaram socorrem pessoas ilhadas no Velódromo Municipal. De acordo com a prefeitura, não houve vítimas feridas ou mortas, além de não haver registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
O Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa, localizado no bairro Vila Gertrudes, ficou alagado, com os assentos submersos na água suja da chuva. O local está interditado para limpeza, disse a prefeitura.
Uma moradora registrou a correnteza que se formou em uma rua do bairro Laranjeiras. O vídeo mostra a água escorrendo rapidamente e trazendo lama, que bloqueia o acesso dos veículos (veja abaixo).
Previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que a terça-feira (10/10) deve ter chuva isolada e temperatura entre 16°C e 24°C. Na quarta e na quinta, o calor volta e a máxima deve chegar aos 32ºC no feriado.