Cidade de São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária
País tem outros 60 casos confirmados de gripe aviária até agora; doença pode ser transmitida para aves domésticas e até humanos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de São Paulo registrou o primeiro caso de gripe aviária. O evento foi notificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e se soma aos outros 60 focos da doença espalhados pelo Brasil.
O estado de São Paulo agora tem sete casos confirmados, nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos e São Sebastião, além da capital.
A ave diagnosticada com a doença na capital paulista é da espécie silvestre trinta-réis-real. Não há notícia de outros casos envolvendo animais domésticos como as galinhas.
No Brasil, o estado que lidera as notificações da gripe aviária é o Espírito Santo. No final de junho, o Japão suspendeu a compra de aves do estado por causa do problema.
O que é a gripe aviária?
A influenza aviária é uma doença viral que pode afetar tanto espécies de aves silvestres quanto domésticas. Mamíferos como ratos, gatos, cães e até mesmo o ser humano também podem ser infectados.
No dia 15 de maio de 2023, a doença foi detectada pela primeira vez no Brasil em aves silvestres. Os casos confirmados são notificados à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que monitora o problema.
A transmissão entre aves acontece pelo contato direto com secreções de animais infectados ou carcaças de bichos mortos que tiveram o problema.
A doença pode ser transmitida para outros animais e humanos pelo contato com aves infectadas e ambientes contaminados pelo vírus, ou por um hospedeiro intermediário, como outro animal.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a transmissão de influenza aviária entre pessoas é rara. Para evitar o contágio, a pasta recomenda que não se toque nas aves doentes ou na carcaça de aves mortas. Para manuseá-las, utilize sempre um equipamento de proteção individual.