metropoles.com

Ciclone e frente fria põem SP em alerta no fim de semana

Ciclone extratropical e frente fria devem derrubar temperaturas em São Paulo no sábado e domingo; em Santos, ventos podem chegar a 80 km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Gomes/Climatempo
foto colorida com vista da cidade de são paulo, com vários prédios e nuvens carregadas sobre a capital
1 de 1 foto colorida com vista da cidade de são paulo, com vários prédios e nuvens carregadas sobre a capital - Foto: Matheus Gomes/Climatempo

São Paulo – A formação de um ciclone extratropical associada à chegada de uma frente fria ao Sul do país nesta sexta-feira (18/8) devem provocar queda de temperatura, fortes temporais e ventania em São Paulo neste fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o ciclone que está se formando com um alerta laranja, de perigo. Além de São Paulo, o risco se estende aos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Esta sexta-feira ainda será de sol na capital paulista, com temperaturas entre 16° C e 31° C. Os efeitos do ciclone e da frente fria só vão começar a surgir no sábado (19/8), para quando há previsão de chuvas fortes e ventos de até 70 km/h, de acordo com a Climatempo. A temperatura deve variar de 16° C a 24° C.

Em Santos, no litoral paulista, as rajadas podem chegar a 80 km/h no sábado. De acordo com a Defesa Civil da cidade, não há previsão de agitação marítima.

Segundo a Defesa Civil do Estado, a mudança do clima vai provocar pancadas de chuva acompanhadas de fortes rajadas de vento, queda de raio e granizo em todo o estado. Há previsão de fortes chuvas, quedas de raio e possibilidade de queda de granizo nas regiões de Presidente Prudente, Araraquara, Marília e Bauru.

O litoral paulista e a região metropolitana, segundo a Defesa Civil, também serão afetados pelo mau tempo. Com a previsão de fortes ventos, o órgão orienta a jamais ficar parado embaixo de árvores.

Temporais no domingo

No domingo (20/8), a frente fria deve provocar temporais mais fortes, especialmente na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, no interior do estado. Para a capital, a previsão é de sol com nebulosidade ao longo do dia. Pode chover a qualquer hora, de acordo com a Climatempo. A temperatura deve oscilar de 15° C a 25° C.

Segundo a Climatempo, este será o quinto ciclone extratropical que terá alguma influência no Brasil em um período de aproximadamente dois meses.

Mortes em julho

Em julho, a passagem de outro ciclone por São Paulo provocou a morte de duas mulheres, ambas no dia 13. Uma delas era uma idosa de 80 anos que morreu em Itanhaém, no litoral. A força do vento derrubou um galho de árvore, que caiu sobre uma fiação de alta tensão e atingiu a vítima.

Na outra ocorrência, uma universitária de 24 anos perdeu a vida em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, após o carro dela ser atingido por uma árvore, também derrubada pelo vento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?