Chuvas no fim de semana deixam 506 desabrigados no estado de SP
Quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas entre noite de sexta-feira (19/1) e tarde de sábado (20/1)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pelo menos 506 pessoas estão desabrigadas por causa das chuvas que atingiram o estado de São Paulo durante o final de semana, de acordo com a Defesa Civil. Entre a noite de sexta-feira (19/1) e a tarde de sábado (20/1), três pessoas morreram afogadas em alagamentos e uma atingida por um raio.
Diversos municípios tiveram enchentes. Em alguns casos, a água invadiu o interior das casas. Nas últimas 24 horas, foram registrados acumulados de chuva em todo o estado, que variaram entre 126mm e 29mm, com destaque para os municípios de Ubatuba, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Rio Grande da Serra, Santo André e Cubatão.
Em Socorro, no interior do estado, a estimativa é de que 100 famílias tenham sido atingidas. A prefeitura do município decretou situação de emergência. A tempestade atingiu afluentes do Rio do Peixe, entre eles Camanducaia e Machado/Nogueiras, causando transbordamento em pontos da cidade e da zona rural, segundo a prefeitura.
Em Sorocaba, o volume de chuvas chegou a 150 milímetros em três horas na noite de sábado (20/1) — 70% do esperado para todo o mês.
Entre os locais mais afetados está o Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência na região de Sorocaba no tratamento contra a doença entre crianças.
Durante o temporal, o primeiro andar do prédio inundou, o que causou prejuízos materiais e para o atendimento. Além disso, o setor de quimioterapia ficou alagado.
Mortes
As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo deixaram ao menos quatro mortos entre sexta e sábado (20/1). A Defesa Civil havia emitido alerta para temporal no fim de semana.
Em Sorocaba, no interior paulista, uma mulher de 74 anos morreu após ficar presa em um carro que foi arrastado pela enxurrada e acabou submerso. O caso aconteceu na madrugada de sábado.
Outra pessoa que estava no veículo conseguiu sair e ficar em cima da lataria do automóvel até a chegada do socorro. Na mesma cidade, policiais militares tiveram que usar uma corda para salvar um casal que havia ficado ilhado em um alagamento.
Já em Limeira, também no interior, mãe e filha, de 70 e 35 anos, foram arrastadas pela água e ficaram presas sob um carro. As duas morreram no início da noite de sexta.
Nos dois casos, os bombeiros chegaram a ser acionados, mas já encontraram as vítimas sem vida.
Na Praia Grande, litoral sul, uma banhista, de 60 anos, morreu após ser atingida por um raio na Vila Caiçara, na Praia Grande, no litoral paulista.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ela recebeu a descarga elétrica e foi socorrida com quadro de parada cardiorrespiratória. A mulher chegou a ser levada para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu. Outras setes pessoas também foram atingidas pelo raio, mas tiveram ferimentos leves.