metropoles.com

Chuvas já causaram 16 mortes em SP; oito cidades decretaram emergência

Segundo Defesa Civil estadual, três pessoas seguem desaparecidas; são mais de 4 mil desalojados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Defesal Civil de SP
Chuvas em SP
1 de 1 Chuvas em SP - Foto: Reprodução/Defesal Civil de SP

São Paulo – Ao menos dezesseis pessoas já morreram no estado de São Paulo desde o início de dezembro em decorrência dos estragos causados pelas chuvas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, foram contabilizadas, desde o dia 1º de dezembro, 92 ocorrências em virtude da chuva. Além das mortes, três pessoas seguem desaparecidas – uma em Araraquara, no interior, e duas em São Paulo.

Oito municípios paulistas estão em situação de emergência. O cenário se dá nas cidades de Jacupiranga, Monte Mor, São Carlos, Araraquara, Capivari, Dois Córregos, Rafard e Socorro, segundo balanço atualizado do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil.

Na quinta-feira (5/1), os ministros das Cidades, Jader Filho, e o do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram Araraquara para vistoria os locais atingidos pelos deslizamentos. A prefeitura estima que precisa de R$ 50 milhões de reias para arcar com os estragos feitos pelas chuvas.

No final de dezembro, o carro de uma família caiu em uma cratera e cinco pessoas morreram.

A Defesa Civil registrou ainda, que desde o dia 1º de dezembro, as chuvas deixaram dois feridos, 704 desabrigados e mais de 4 mil desalojados em todo o estado. 113 municípios permanecem em observação, sendo 62 em atenção e dois em alerta.

Diante disso,o órgão informou que foram fornecidos às famílias atingidas, até o momento, com 679 colchões, 679 cobertores, 400 cestas básicas, 420 kits de limpeza e 410 kits de higiene.

Previsão para os próximos dias

A Defesa Civil informou que o estado deve continuar com pancadas de chuva isoladas e persistentes até a terça-feira (10/1), em todo o território, mas com maior intensidade nas faixas leste, norte e centro.

Com o solo já encharcado, a recomendação é que as pessoas mantenham atenção em áreas mais vulneráveis devido aos riscos de desabamentos, enchentes, alagamentos, deslizamentos e ocorrências relacionadas com ventos e raios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?