metropoles.com

Chuvas em SP: Inmet emite alerta de grande perigo para o litoral

Previsão é de acumulados de mais de 100 milímetros até a manhã desta sexta-feira no litoral; tempo seguirá encoberto no fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Francisco Arrais e Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
foto colorida de Santos, que registrou deslizamentos de encostas em estradas, queda de muros e blocos rochosos devido às fortes chuvas - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de Santos, que registrou deslizamentos de encostas em estradas, queda de muros e blocos rochosos devido às fortes chuvas - Metrópoles - Foto: Francisco Arrais e Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

São Paulo — A previsão de fortes chuvas em São Paulo a partir desta sexta-feira (26/1) fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta vermelho de grande perigo (veja abaixo) para a faixa que compreende o litoral do estado. Há risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamento de encostas (na foto de destaque, deslizamento em Santos).

foto colorida do mapa do Inmet que indica alerta vermelho no litoral de São Paulo - Metrópoles
Mapa do Inmet indica alerta vermelho no litoral de São Paulo

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuva nessa faixa de São Paulo podem ultrapassar 100 milímetros até a manhã desta sexta-feira. As demais regiões do estado estão sob alerta laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial).

A previsão é de que o tempo encoberto e as chuvas continuem em São Paulo até o fim de semana, segundo o instituto.

Nessa quinta-feira (26/1), a Rodovia Mogi-Bertioga foi interditada após um deslizamento provocado pelas fortes chuvas . A barreira lateral cedeu e uma pedra de quase 10 metros caiu no meio da via, impedindo a passagem dos carros.

Já a Serra Antiga da Tamoios, que leva ao litoral norte, teve a pista sentido Caraguatatuba interditada na noite de quarta-feira (24/1) por causa do alto volume de chuva.

Em várias cidades do litoral do estado, moradores enfrentaram enchentes na quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil, os municípios onde choveu o maior volume de água foram Guarujá, Ubatuba, Bertioga, Caraguatatuba, Santos e São Vicente.

Sirene na Vila Sahy

Além disso, as fortes chuvas fizeram com que a Prefeitura de São Sebastião acionasse uma sirene (veja abaixo) para que os moradores da Vila Sahy saíssem de suas casas e procurassem um abrigo seguro na noite de quarta-feira. Cerca de 50mm de chuva foram registrados em menos de uma hora na região, de acordo com a gestão municipal.

Essa foi a primeira vez que o Sistema de Alarme Remoto (SISAR) foi acionado desde que foi implantado, em fevereiro do ano passado, quando 64 pessoas morreram em deslizamentos de terra no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?