Chuvas em SP: Defesa Civil emite alerta extremo e sirene no Guarujá
Defesa Civil estadual emitiu alerta de nível extremo para o município do Guarujá em razão do volume de chuvas registrado nesta quarta (29/1)
atualizado
Compartilhar notícia
![Imagens coloridas mostram sirenes no telhado de escola ao lado de painel azul que capta energia solar](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/29232629/Captura-de-tela-2025-01-29-232432.jpg)
São Paulo — O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado emitiu alerta via celular de categoria extrema e acionou sirene na noite quarta-feira (29/1) em razão das fortes chuvas que atingiram o Guarujá, no litoral de São Paulo.
De acordo com o comunicado divulgado pelo órgão, o alerta foi enviado por volta das 22h20, em razão do volume de chuva registrado nas últimas 24h na cidade (112mm).
A Prefeitura do Guarujá também acionou a sirene de emergência instalada na Barreira do João Guarda. A administração municipal preparou um esquema de emergência para acolher famílias na Escola Municipal Sérgio Pereira.
Em 2020, a cidade sofreu um grave deslizamento de terra que deixou mortos e feridos.
Mais sobre os alertas
- Às 19h42, a Defesa Civil já havia enviado o alerta de nível severo para os municípios Baixada Santista.
- A medida preventiva é adotava para proteger a população caso haja alguns deslizamento de terra.
- O alerta de categoria extrema foi enviado para todas as pessoas que possuam um aparelho celular com tecnologia 4G ou 5G.
- Nesta opção o usuário não tem como desabilitar o recebimento do alerta.