Chuvas em SP: Defesa Civil confirma 6 mortes no estado desde sexta
Balanço da Defesa Civil do estado, divulgado neste domingo (22/12) compreende as chuvas que atingiram SP desde a sexta-feira passada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um balanço divulgado neste domingo (22/12) pela Defesa Civil revelou que seis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado desde a última sexta-feira (20/12). Ainda conforme o balanço do órgão, as enchentes e deslizamentos deixaram outras 12 pessoas feridas, além de 69 desabrigados/desalojados.
Ao todo, 22 municípios foram atingidos pelas tempestades, com destaque para Sorocaba, Campinas e Barretos, além de cidades da região metropolitana de São Paulo.
Quatro mortes ocorreram em Várzea Paulista, na região de Jundiaí. Em uma das ocorrências, no sábado (21/12), as vítimas foram três pessoas de uma mesma família — mãe e duas crianças — morreram em um deslizamento de terra sobre uma casa, situada na Rua Ilha Bela, bairro Chácara Santa Martha. Em outro desmoronamento, na Rua José Joaquim dos Santos, neste domingo, outra pessoa perdeu a vida.
Um vídeo mostra o trabalho das equipes de resgate após deslizamento na cidade (veja abaixo).
Os corpos localizados e retirados pelo Corpo de Bombeiros. Equipes da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) auxiliaram no trabalho de vistoria técnica nas áreas atingidas por deslizamento de terra no município de Várzea Paulista. As equipes auxiliam na vistoria das áreas atingidas.
Outra morte ocorreu em Nova Odessa, região de Campinas, também no sábado, onde um motociclista foi arrastado pela enxurrada para interior córrego Capuava, no bairro Green Village. Já na capital, uma pessoa foi arrastada pela enxurrada e morreu após ser socorrida por populares e levada para o Hospital Nhocune — e transferida para o Hospital Tatuapé –, na zona leste.
Volume acumulado das chuvas
Ainda conforme o relatório da Defesa Civil sobre as chuvas no estado nas últimas 48 horas, a cidade de São Paulo foi atingida pelo maior volume acumulado de chuvas (172 mm), seguida por Várzea Paulista (145mm), Sorocaba (140mm), Jundiaí (137mm) e Caieiras (132mm).
O volume de chuvas divulgado pela Defesa Civil destaca ainda as seguintes cidades:
Bragança Paulista: 127mm
Jarinu: 120mm
Ferraz De Vasconcelos: 108mm
Campo Limpo Paulista: 100mm
Cesário Lange: 99mm
São Carlos: 97mm
Mogi Das Cruzes: 95mm
Atibaia: 95mm
Monte Mor: 94mm
Tietê: 92mm
Santa Bárbara D’oeste: 90mm
Elias Fausto: 90mm
Boituva: 89mm
Osasco: 87mm
Francisco Morato: 83mm
Itatiba: 80mm
Monitoramento das chuvas
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mantém monitoramento ininterrupto e já emitiu, desde a última sexta, oito boletins meteorológicos, além de ter encaminhado 69 alertas.
Queda de energia
As chuvas também provocaram um apagão em São Paulo, devido ao corte no fornecimento de energia elétrica em cidades atendidas pela Enel, empresa responsável pela distribuição de eletricidade em 23 cidades. Às 22h deste domingo, 16.435 imóveis estavam sem energia na capital paulista.
As áreas mais afetadas na capital foram: São Mateus, Vila Prudente e Itaim Paulista, na zona leste da capital paulista, e Lapa, Jaraguá e Butantã, na zona oeste. Os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Santana de Parnaíba, na região metropolitana, também foram altamente afetados pela queda de energia.