Vídeo: chuva faz São Sebastião acionar sirene de alerta pela 1ª vez
Sirene alertou moradores para deixarem suas casas diante de risco de deslizamento; em 2023, 64 morreram na Vila Sahy em razão da chuva
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As fortes chuvas que caíram sobre o litoral norte de São Paulo, na noite dessa quarta-feira (24/1), fizeram com que a Prefeitura de São Sebastião acionasse uma sirene para que os moradores da Vila Sahy saíssem de suas casas e procurassem um abrigo seguro. Cerca de 50mm de chuva foram registrados em menos de uma hora na região, de acordo com a gestão municipal.
Essa foi a primeira vez que o Sistema de Alarme Remoto (SISAR) foi acionado desde que foi implantado, em fevereiro do ano passado, quando 64 pessoas morreram em deslizamentos de terra no local.
De acordo com a Defesa Civil, o abrigo localizado na Avenida Adelino Tavares foi mobilizado para acolher os munícipes que se encontravam nas áreas de risco e quatro pessoas passaram a noite no local. O órgão afirma que não houve vítimas.
Os bairros de Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburi e Boracéia também registraram enchentes.
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa quarta-feira (24/1), alerta de “perigo” para chuva forte em 16 unidades federativas do Brasil. A chance de temporal ocorre tanto em partes do litoral quanto no centro do país. O alerta vale até essa quinta-feira (25/1).
Áreas de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo podem ter volume de chuva de até 100 milímetros em 24 horas, além de ventanias de 60 a 100 km/h.