Chuva em SP causa mortes, alagamentos e suspende pousos em aeroporto
Duas mortes já foram confirmadas em decorrência das chuvas; bombeiros registraram mais de 80 chamados para quedas de árvores na Grande SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As chuvas que castigaram São Paulo entre o fim da noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado (13/1) causaram duas mortes na região metropolitana da capital paulista, além de alagamentos, queda de árvores e a suspensão de pousos no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.
Um menino de seis anos morreu após ter sido arrastado por uma enxurrada que se formou na Estrada das Marrecas após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Juquitiba, na Grande São Paulo. O corpo do menino foi encontrado no fim da manhã deste sábado pelo Corpo de Bombeiros.
Esta é a segunda morte confirmada após as fortes chuvas que atingem a região metropolitana de São Paulo desde esta sexta-feira. Na noite dessa sexta, um homem de 48 anos morreu após ter a casa atingida por um deslizamento de terra em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o deslizamento ocorreu por volta das 23h, na Rua Odair Vieira. A vítima foi resgatada já sem vida.
Além dessas duas mortes, uma pessoa continua desaparecida. O carro em que ela estava foi arrastado por uma enxurrada que ocorreu na região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo.
Pousos suspensos em Congonhas
Já o Aeroporto de Congonhas “teve as operações de pouso suspensas na manhã deste sábado, entre 6h21 e 7h44, por conta das condições meteorológicas e da inoperância temporária de um dos auxílios à navegação da Torre de Controle”, segundo informação da concessionária Aena.
Até as 11h45 eram 25 voos cancelados e cinco levados para outros aeroportos. Já as decolagens não foram afetadas.
Houve também a queda de árvore de grande porte na Rua Manoel da Nóbrega com a Rua Oscar Porto, na zona sul da capital paulista. A via, que está em obras, ficou totalmente interditada. Equipes da Enel desligaram a energia elétrica da rua para a retirada da árvore.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 15h37 deste sábado tinham sido registrados 82 chamados para quedas de árvores nos bairros Saúde, Vila Leopoldina, Perdizes, Butantã, Campo Grande, Jaçanã, Jaraguá, Pirituba, na capital paulista, e nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco.
Ainda conforme os bombeiros, foram registrados 47 chamados para enchente em Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, além dos distritos Parelheiros e Grajaú.
Previsão para domingo
Neste domingo (14/1), a chuva diminui na cidade de São Paulo, mas o tempo permanece instável e com chuvas leves na madrugada, melhorando no decorrer do dia. As temperaturas variam entre 19°C e 27°C.
Já o litoral norte de São Paulo pode sofrer com tempestades por causa da instabilidade gerada por uma área de baixa pressão atmosférica que deve reforçar as chuvas na região.