metropoles.com

Chuva alaga ruas e afeta transportes em Franco da Rocha e Caieiras

Chuvas registradas nos últimos dias em todo o estado mobilizam prefeituras e bombeiros; Franco da Rocha e Caieiras são as mais atingidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Imagem colorida de rua alagada; carros estão submersos -Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de rua alagada; carros estão submersos -Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Globo

São Paulo — Diversas regiões do estado de São Paulo amanheceram em estado de alerta nesta segunda-feira (9/10) por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias. Cidades como Caieiras, Franco da Rocha e Diadema, na Grande São Paulo, tiveram casos de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e até mortes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre 0h e 6h desta segunda-feira, houve 12 chamados para quedas de árvores na capital e região metropolitana, uma ocorrência de desabamento, sem vítima, e quatro casos de enchentes.

No domingo (8/10), as chuvas fortes já tinham provocado 35 quedas de árvores, segundo os bombeiros. Também houve 82 ocorrências de enchentes. Foi decretado estado de atenção para alagamentos. Na dia anterior (7/10), foram 33 chamados relacionados a alagamentos e cinco casos de deslizamentos de terra ou de desmoronamento de casas.

Durante a madrugada desta segunda-feira, duas pessoas morreram após um carro capotar e cair dentro de um córrego na Estrada do Alvarenga, bairro Eldorado, em Diadema, região metropolitana. O acidente aconteceu durante a forte chuva que atingia o município.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as vítimas, um homem de 51 anos e uma pessoa ainda não identificada, foram levadas para o Hospital Estadual de Diadema Governador Orestes Quércia com parada cardiorrespiratória, mas não resistiram.

Franco da Rocha

As enchentes tomaram as ruas do centro de Franco da Rocha, segundo relatos de moradores. A água chegou a invadir um hospital. Além disso, ruas próximas à estação de trem, pertencente à Linha 7–Rubi da CPTM, também ficaram interditadas. Isso fez com passageiros enfrentassem dificuldades para entrar ou sair da estação.

Na manhã desta segunda-feira, as ruas Gentil Rocha, Basília Fazzi e Engenheiro João Batista Garcez receberam serviços de limpeza, de acordo com a Prefeitura de Franco da Rocha.

Segundo a Defesa Civil da cidade, o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas, mais de 119 milímetros, superou o esperado para todo o mês de outubro, que era de 107 milímetros.

Linhas de ônibus municipais estão funcionando com trajetos desviados em razão dos pontos de alagamento, segundo informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).  Os ônibus 014 (Franco da Rocha/Caieiras), 084 (Franco da Rocha/Francisco Morato) e 438 (Franco da Rocha/São Paulo) tiveram as rotas alteradas para evitar as águas, que não baixaram desde a noite de domingo.

A Escola Municipal de Educação Básica Profª Jannette Tennório Assumpção, no Jardim Progresso, suspendeu as aulas devido à entrada de lama nas salas de aula.

Na Vila Bela, moradores da Avenida Marrocos, altura do 197, disseram ao Metrópoles que denunciam há meses um terreno baldio com risco de deslizamento. O local é irregular e virou ponto de descarte de lixo. Em nota, a prefeitura informou que “o terreno já vem sendo acompanhado pela equipe da Defesa Civil Municipal, e até ontem, antes das últimas chuvas, não era considerado caso para interdição. No entanto, após as fortes chuvas desta madrugada, as equipes retornarão ao local para nova vistoria”.

5 imagens
Prefeitura de Franco da Rocha faz limpeza próximo a córrego da cidade, após forte temporal atingir a cidade
Prefeitura limpa ruas no entorno da Estação Franco da Rocha
Hospital em Franco da Rocha alagado
Avenida Marrocos, em Franco da Rocha
1 de 5

Ruas no entorno da Estação Franco da Rocha, da Linha-7 Rubi

Reprodução/TV Globo
2 de 5

Prefeitura de Franco da Rocha faz limpeza próximo a córrego da cidade, após forte temporal atingir a cidade

Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha
3 de 5

Prefeitura limpa ruas no entorno da Estação Franco da Rocha

Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha
4 de 5

Hospital em Franco da Rocha alagado

Reprodução/SBT
5 de 5

Avenida Marrocos, em Franco da Rocha

Arquivo Pessoal

Caieiras

A cidade de Caieiras foi uma das que mais sofreu os impactos das chuvas intensas. A prefeitura da cidade decretou situação de calamidade pública devido ao alto volume de chuva. A cidade recebeu mais de 110 milímetros de água, segundo a prefeitura.

Imagem colorida de rua completamente alagada, com água suja da chuva - Metrópoles
Caieiras decretou estado de calamidade em razão das fortes chuvas

A Defesa Civil e a Guarda Municipal precisaram socorrem pessoas ilhadas no Velódromo Municipal. De acordo com a prefeitura, não houve vítimas feridas ou mortas, além de não haver registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

O Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa, localizado no bairro Vila Gertrudes, ficou alagado, com os assentos submersos na água suja da chuva. O local está interditado para limpeza, disse a prefeitura.

Uma moradora registrou a correnteza que se formou em uma rua do bairro Laranjeiras. O vídeo mostra a água escorrendo rapidamente e trazendo lama, que bloqueia o acesso dos veículos (veja abaixo).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?