metropoles.com

CGU proíbe contratos públicos com Multilaser, empresa de secretário da Educação de SP

CGU proíbe Multilaser temporariamente de fazer contratos com o poder público por atraso na entrega de materiais para universidade do Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra o secretário estadual da Educação, Renato Feder, homem branco, de cabelo castanho claro e terno cinza. Ele está sorrindo enquanto fala em um microfone, em um púlpito, com um banner com logotipos do governo de SP ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o secretário estadual da Educação, Renato Feder, homem branco, de cabelo castanho claro e terno cinza. Ele está sorrindo enquanto fala em um microfone, em um púlpito, com um banner com logotipos do governo de SP ao fundo - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – A Controladoria Geral da União (CGU) proibiu a Multilaser – empresa da qual o secretário estadual da Educação, Renato Feder, é sócio – de firmar contratos com o poder público por causa de atrasos na entrega de monitores para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A inclusão é temporária e vence nesta terça-feira (15/8).

A Multilaser foi incluída no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas (Ceis) no último dia 1º, com sanção prevista para durar 15 dias. A empresa afirma que os monitores comprados pela UFPR foram entregues em 12 de junho e que está recorrendo administrativamente contra a punição.

“O Grupo Multi destaca que a sanção não partiu da CGU, mas de um servidor da UFPR. Vemos essa decisão como equivocada, pois os produtos foram entregues”, diz a nota.

Em São Paulo, a empresa também atrasou a entrega de lotes de notebooks comprados no período de transição para o atual governo, quando Feder já havia sido indicado para a Secretaria da Educação. A secretaria, no entanto, ainda não multou a empresa.

“Em relação à entrega dos equipamentos para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é essencial ressaltar que todos os fornecedores da licitação devem finalizar as entregas até 31 de agosto”, afirma a Multilaser. “O Grupo Multi está comprometido em cumprir esse prazo conforme tratado. Assim sendo, uma vez que todos os prazos estão sendo respeitados conforme o combinado.”

Feder é, indiretamente, um dos donos da empresa. O secretário tem uma empresa offshore em Delaware, paraíso fiscal dos Estados Unidos, e essa empresa detém 28% das ações da empresa. A propriedade das ações foi revelada pelo Metrópoles em janeiro depois de ele dizer que não tinha mais relações com a empresa.

Diante de uma série de suspeitas de conflito de interesses diante do caso, o secretário disse que iria criar um Comitê de Governança na secretaria para garantir integridade das compras da pasta. Este conselho, até agora, não foi instaurado. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que a empresa continua firmando contratos com governo paulista após Feder tomar posse.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?