CET fecha retorno na Paulista para construção de túnel do Metrô em SP
CET fechará retorno na Paulista, perto da Rua da Consolação, para construção de túnel entre estações Paulista e Consolação do Metrô
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interdita a partir desta quinta-feira (27/7) o retorno da Avenida Paulista na altura da Praça do Ciclista, em São Paulo. O motivo será a construção de um túnel do Metrô entre as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e a Paulista, da Linha 4-Amarela. As obras devem durar 36 meses.
A interdição é necessária para a preparação do canteiro onde serão feitas as escavações ao longo dos próximos anos. Segundo o Metrô, a ciclovia e o ponto de táxi existentes no local serão remanejados. Os espaços para a passagem de pedestres e ciclistas serão preservados, de acordo com a companhia.
O túnel foi projetado para acabar com aquela que ficou conhecida como “marcha dos pinguins”. A atual ligação entre as duas estações recebe um fluxo intenso de passageiros, que se aglomeram em uma única passagem e não conseguem caminhar adequadamente nos horários de pico.
A autorização para a primeira ordem de serviço foi dada ainda em outubro, pelo então governador Rodrigo Garcia. A obra está orçada em mais de R$ 60 milhões e será realizada pelo consórcio Conexão Paulista/Consolação.
O túnel será construído por meio de um método austríaco (NATM), com escavação até a profundidade desejada e, posteriormente, na horizontal, até o destino.
A estrutura terá cerca de 90 metros de comprimento, com profundidade de 20 a 25 metros. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura.
Segundo o Metrô, o túnel terá capacidade para receber 18 mil pessoas por hora. A ideia é que seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação para a Paulista. “Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto”, afirma a companhia, em nota.