metropoles.com

Central de Libras atende eleitores com deficiência auditiva em SP

Intérprete atende às pessoas com deficiência por meio de videochamadas. Serviço para dúvidas sobre eleições começou a funcionar nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Central de Intermediação em Libras
Imagem colorida mostra mulher em frente a fundo branco. Ela tem cabelos loiros na altura dos ombros. Ela veste camisa azul marinho e faz movimento com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher em frente a fundo branco. Ela tem cabelos loiros na altura dos ombros. Ela veste camisa azul marinho e faz movimento com as mãos - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Central de Intermediação em Libras

São Paulo — Começou a funcionar nesta quinta-feira (26/9) o serviço de atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva para tirar dúvidas sobre a votação nas eleições no estado de São Paulo.

Para os atendimentos do 1º turno, a central estará disponível até 11 de outubro, das 9h às 19h. Já na sexta (4/10), no sábado (5/10) e domingo (6/10), data da eleição, o funcionamento será das 7h às 19h.

O estado de São Paulo tem 445.464 eleitoras e eleitores que informaram algum tipo de deficiência, conforme dados da página de Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre essas pessoas, 25.096 têm deficiência auditiva.

Nas eleições de 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) informou que aproximadamente 1.800 pessoas com conhecimento em libras vão atuar nos locais de votação e usarão camisetas específicas de acessibilidade para facilitar a identificação por parte do eleitorado.

Videochamada com intérprete

A Central de Intermediação de Libras permite que a pessoa faça uma videochamada, em tempo real, com um intérprete da língua brasileira de sinais. O TRE-SP orienta a pessoa surda ou com deficiência auditiva a ficar em frente ao celular ou outro dispositivo móvel utilizado na videochamada para que consiga visualizar a sinalização em libras do intérprete. A pessoa ouvinte não precisa aparecer na tela de interação, pois poderá se comunicar com o intérprete por meio do viva-voz do aparelho.

Eleitores da capital podem acessar o serviço por meio do aplicativo CIL-SMPED, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, ou a partir da leitura de um QR Code impresso em cartazes afixados nos locais de votação.

Já o eleitorado do interior poderá se conectar à ferramenta por meio de um link (clique aqui), disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet, pelo aplicativo do PoupaTempo e a partir dos avisos com QR Code espalhados nos prédios de votação.

O serviço de intermediação por libras é oferecido desde a eleição de 2020. No entanto, apenas o eleitorado da capital tinha acesso à ferramenta por meio do aplicativo. Um acordo de cooperação técnica firmado em agosto entre o Tribunal e a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência permitiu a expansão da plataforma para as cidades do interior.

A Central de Intermediação em Libras será habilitada em caso de eventual 2º turno. O serviço está preparado para atender no período de 17 a 27 de outubro, das 9h às 19h, e nos dias 25, 26 e 27 (data prevista do pleito), das 7h às 19h.

Cão-guia

Usuários de cão-guia têm o direito de ingressar ao local e permanecer com o animal durante todas as etapas da votação.

Além disso, a urna eletrônica tem uma nova voz para auxiliar as pessoas cegas ou com baixa visão. As teclas antiaderentes e números em alto-relevo com o alfabeto em braille também facilitam o processo de votação.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?