metropoles.com

Censo 2022: São Paulo ganhou 4,7 milhões de domicílios em 12 anos

Primeiros dados do censo mostram número de domicílios cresceu 31,5% no estado desde última pesquisa; capital ganhou 1 milhão de domicílios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
centro1
1 de 1 centro1 - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Paulo – O estado de São Paulo ganhou 4,7 milhões de domicílios nos últimos 12 anos, segundo os primeiros resultados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (28/6).

O crescimento é de 31,5%, o que mantém o estado como o que tem o maior número de domicílios do país.

Censo 2022: São Paulo continua sendo o estado mais populoso do país

“Assim como é a cidade mais populosa, a capital paulista também tem o maior número de domicílios do país, com 4,9 milhões. Na comparação com os dados de 2010, quando foram recenseados 3,9 milhões, houve aumento de 27%”, informa o IBGE, em nota.

Apesar de ser o estado mais populoso, São Paulo é apenas o terceiro em densidade demográfica. Há 179 habitantes por quilômetro quadrado no território paulista. Os líderes nesse quesito são o Distrito Federal (com 489 habitantes por quilômetro quadrado) e Rio de Janeiro (com 367 habitantes por quilômetro quadrado).

A concentração nas cidades paulistas, porém, é um fator de destaque d apesquisa. “Os municípios que se destacaram em relação à densidade populacional foram Taboão da Serra (SP), Diadema (SP), São João de Meriti (RJ), Osasco (SP), Carapicuíba (SP) e São Caetano do Sul (SP), todos acima de 10 mil habitantes por quilômetro quadrado”, diz o IBGE.

7 imagens
1 de 7

Reprodução/IBGE
2 de 7

Reprodução/IBGE
3 de 7

Reprodução/IBGE
4 de 7

Reprodução/IBGE
5 de 7

Reprodução/IBGE
6 de 7

Reprodução/IBGE
7 de 7

Reprodução/IBGE

 

O IBGE informou ainda que São Paulo teve o maior percentual de pesquisas em que os entrevistados se recusaram a atender os pesquisadores ou que atenderam e não responderam.

Ao todo, em 2,34% dos domicílios houve recusa (contra 1,3% na média nacional) e 8,11% os pesquisadores anotaram “não resposta”, ante uma média nacional de 4,23%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?