Cenipa classifica caso de decolagem no fim da pista como incidente
Órgão responsável por investigar acidentes aéreos disse que caberá à companhia aérea avaliar a adoção de medidas corretivas sobre decolagem
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) encerrou as investigações sobre o avião que decolou quase no fim da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e classificou o caso como incidente.
Com isso, segundo o órgão, é a própria companhia área que ficará responsável por avaliar o caso e decidir se adotará “medidas corretivas pertinentes, possibilitando evolução contínua da segurança operacional”.
O caso aconteceu no dia 27 de junho, em um voo que saiu de Congonhas com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Imagens gravadas pelo canal “Golf Oscar Romeo” mostram o momento em que a aeronave modelo Embraer E195-E1, da companhia aérea Azul, decola. A cena mostra as rodas do trem de pouso do avião saindo do chão pouco antes do fim da cabeceira próxima à Avenida Washington Luís, na zona sul da capital paulista.
O avião, com matrícula PR-AXX, seguiu viagem normalmente após a decolagem. Em nota no dia no evento, a Azul afirmou que abriu uma averiguação interna para apurar o caso. No texto, a companhia disse que “opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, seu valor primordial, e que o referido voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência”.