Celulares de Campinas recebem alerta inédito sobre risco de inundação
Recurso foi utilizado pela 1ª vez pela Defesa Civil do estado. Alerta sonoro e de texto foi enviado aos celulares na noite de quarta (25/12)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite dessa quarta-feira (25/12), pela primeira vez, um alerta sobre o risco de enxurradas e inundações para os celulares de moradores de Campinas, no interior. A mensagem de texto foi acompanhada de sinal sonoro e vibração dos aparelhos.
“Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro”, dizia a mensagem.
O texto que chamava a atenção para situação de risco hidrológico e foi enviado por volta das 22h20. Classificado como modelo severo, o alerta foi enviado de forma preventiva com validade de duas horas.
De acordo com a Defesa Civil, a tecnologia Cell Broadcast permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos. Esta foi a primeira vez que o sistema foi utilizado em uma situação real no estado.
O alerta foi baseado em análises do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que identificou um cenário de risco hidrológico alto, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas.
Reação nas redes sociais
Nas redes sociais, moradores da cidade comentaram o recebimento do alerta. Alguns reagiram com bom humor: “Gente do céu oq é esse alerta da defesa civil em Campinas nos celulares ? Pensei que estávamos no meio de uma invasão alienígena 😂😂😂”, escreveu uma usuária do X.
Outros disseram ter levado um susto com o aviso. “Até DDD 21 que está aqui próximo Campinas recebeu, levei um susto danado!”, disse uma mulher. “Susto do cão Campinas”, relatou outro morador.
Houve, ainda, quem ressaltasse a importância do alerta, como uma usuária do X que disse que “foi exagerado, foi. Mas salva vidas!”. Outra usuária escreveu: “Nós, moradores de Campinas sabemos da importância desse alerta que foi emitido hoje. Os alagamentos, enxurradas e quedas de árvores estão cada vez mais causando estragos e perdas de vida na cidade. Achei muito bom e responsável”.
Previsão do tempo
Esta quinta-feira (26/12) começou com registro de chuva fraca a moderada na faixa leste e norte paulista, além das regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara. Nas demais áreas do estado, o dia começou com muitas nuvens, mas sem chuva.
Segundo a Defesa Civil, com o avanço de uma frente fria, o tempo fica instável em todo o território paulista nesta quinta.
ela manhã, a chuva ainda ocorre com fraca a moderada intensidade mas a partir da tarde ganha força e passa a ter moderada a forte intensidade, além de raios e rajadas de vento moderadas. Além disso, a chuva passa a ocorrer de forma generalizada e os acumulados ficam elevados na maioria das áreas, principalmente nas metades leste e sul do Estado.
Há risco de transtornos como alagamentos, enxurradas e até deslizamentos em áreas onde o solo já se encontra encharcado, diz a Defesa Civil.
À noite a chuva perde força gradativamente, passando a ter fraca a moderada intensidade, de modo geral.