metropoles.com

Caso Lana: vizinhos dizem que mãe era “negligente” e casa, precária

Segundo vizinhos, mãe de Lana era descuidada com os filhos; outros sete irmãos da menina estariam sob cuidados do Conselho Tutelar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra a menina Lana esperando adolescente que a levou para carro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra a menina Lana esperando adolescente que a levou para carro - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — Vizinhos da mãe da menina Lana, de 8 anos, encontrada morta dentro de um poço, no bairro Jardim Lucélia, na zona sul de São Paulo, disseram que ela era negligente com os filhos. Eles também contaram que as crianças viviam em um ambiente precário, com muita sujeira e bagunça.

Além de Lana, sua mãe, identificada como Patrícia, tem outros oito filhos, dos quais sete estariam sob a guarda do Conselho Tutelar, por causa das condições precárias em que a família vivia na comunidade, de acordo com informações do SBT. A perda da guarda, segundo relatos de vizinhos, teria ocorrido justamente por causa da negligência.

Outra vizinha, moradora da casa dos fundos da família de Lana, defendeu a mãe da criança à reportagem da TV Record. Ela disse que Patrícia vivia um relacionamento abusivo com o ex-marido, executado com 17 tiros no ano passado.

A mãe da menina foi ouvida pelo 85º DP (Jardim Mirna) logo após o desaparecimento da criança, pois seu envolvimento era uma das linhas de investigação do caso.

Depois que o corpo foi encontrado, o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHHP) assumiu a investigação. Não se sabe se a mãe continua sendo considerada suspeita.

O que se sabe até agora

No noite do desaparecimento, na quarta-feira da semana passada (13/9), Lana estava com o irmão de 15 anos em casa após sua mãe sair para fazer compras, em um mercado do bairro.

A criança ficou assistindo televisão e, em um momento de distração do irmão, foi atender o vizinho, um menino de 13 anos, que a levou embora da casa.

Últimas imagens de Lana

A criança foi vista pela última vez em imagens de câmeras de segurança da vizinhança. Lana caminha ao lado do adolescente que foi buscá-la em casa.

Cerca de 40 minutos depois, o mesmo adolescente é visto voltando pela rua, mas sem a menina. Lana não foi vista desde então.

3 imagens
Adolescente de 13 anos fecha a porta da casa de Lana antes de levá-la para carro
Adolescente levou a menina Lana para um carro com três pessoas, segundo depoimento do menor
1 de 3

A menina Lana, que estava desaparecida

Reprodução
2 de 3

Adolescente de 13 anos fecha a porta da casa de Lana antes de levá-la para carro

Reprodução
3 de 3

Adolescente levou a menina Lana para um carro com três pessoas, segundo depoimento do menor

Reprodução

Encontrada em poço

Depois de uma semana de buscas, a polícia atendeu o chamado de uma pessoa da comunidade do Jardim Lucélia, na zona sul. Essa pessoa encontrou o cadáver dentro do poço, a cerca de 500 metros da casa de Lana.

O corpo estava vestido com as mesmas roupas que Lana usava no dia em que desapareceu, uma camiseta larga rosa e um short do tipo legging. Pelas imagens, a menina estava descalça.

Depoimentos à polícia

A mãe, o irmão e outros familiares da menina foram conduzidos para a delegacia, a fim de prestar mais esclarecimentos. O avô do adolescente suspeito que acompanhou a garota também prestou depoimento na delegacia, juntamente com o neto.

A versão dita por eles à polícia é a de que o adolescente teria recebido R$ 100 para levar Lana a três pessoas que estavam dentro de um carro, dentro da própria comunidade. O garoto afirmou ainda que não recebeu o pagamento.

O que diz a SSP

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), “a equipe do Geacrim, após ser cientificada do encontro de um corpo em um poço, seguiu ao local e constatou se tratar da criança desaparecida”.

“O fato foi registrado pela 1ª Delegacia da Divisão de Homicídios do DHPP, que apura o envolvimento de um adolescente no crime, bem como atua para esclarecer todas as circunstâncias relativas aos fatos”, afirmou a SSP.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?