Caso Lana: polícia investiga desaparecimento de menina de 8 anos em SP
A menina Lana sumiu na última quarta-feira (13/9) após sair andando pela rua com um vizinho adolescente de 13 anos na zona sul da capital
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga o desaparecimento de uma menina de 8 anos chamada Lana, no Jardim Lucélia, zona sul de São Paulo.
Lana desapareceu na última quarta-feira (13/9) após a mãe sair para ir ao mercado, deixando a criança assistindo televisão em casa com o irmão de 15 anos.
Em um momento de distração do adolescente, a menina foi para a rua e saiu andando com um vizinho de 13 anos, que a pegou no portão de casa. Imagens de câmeras de segurança mostram a cena. Cerca de 40 minutos depois, o jovem volta para casa, mas sozinho.
O vizinho prestou depoimento à polícia na tarde desta terça-feira (19/9). Ele disse que receberia R$ 100 para levar Lana a três pessoas que estavam dentro de um carro na comunidade mesmo. Segundo o jovem de 13 anos, o irmão de Lana, de 15, que estaria dentro de casa no momento do desaparecimento, seria uma dessas pessoas. O adolescente afirmou ainda que não recebeu o pagamento.
O irmão de 15 anos nega envolvimento na história. Ele presta depoimento à Polícia Civil na tarde desta terça. Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, o avô do vizinho de 13 anos disse que o neto ainda tem muito a explicar: “Acredito que ele sabe de mais coisas”.
Segundo a delegada-chefe do DHPP, Ivalda Aleixo, também em entrevista ao Brasil Urgente, o Conselho Tutelar recebeu denúncias de supostos maus-tratos por parte da mãe de Lana. No entanto, a responsável nega tais acusações, assim como nega envolvimento no sumiço da filha.
Lana tem oito irmãos por parte de mãe e outros sete por parte de pai. Policiais civis realizaram buscas, mas a criança não foi encontrada até o momento. Registrado no 85º DP, os agentes do DHPP investigam o caso.