metropoles.com

Casarão na Faria Lima onde era o Museu da Casa Brasileira pega fogo

Nove viaturas dos bombeiros foram enviadas ao casarão, ocupado atualmente pelo Solar Fábio Prado, que foi evacuado. Ninguém ficou ferido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra prédio do casarão onde fica o Solar Fábio Prado pegando fogo na avenida Brigadeiro Faria Lima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra prédio do casarão onde fica o Solar Fábio Prado pegando fogo na avenida Brigadeiro Faria Lima - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo — Um incêndio atingiu o casarão onde ficava o antigo Museu da Casa Brasileira, na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo, na tarde deste sábado (5/10).

Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, que foi evacuado. Um trabalhador que estava no local reclamou de dores na perna e foi encaminhado para o pronto-socorro do Campo Limpo, na zona sul.

O Museu da Casa Brasileira ocupou o casarão até 2023, quando foi finalizado o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado e a Fundação Padre Anchieta, que é responsável pelo local. Com o fim do acordo, o espaço Solar Fábio Prado passou a receber exposições.

Segundo os bombeiros, a fachada e parte interna do Solar Fábio Prado não sofreram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico.

A partir do dia 10 de outubro o espaço iria receber uma exposição de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum.

O incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos.

Em nota, a Fundação Padre Anchieta informou que o lançamento da exposição foi suspenso. Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição.

O casarão foi construído entre 1942 e 1945, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m². O imóvel é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Solar Fábio Prado ainda guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos que representam a história da arquitetura no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?