metropoles.com

Casa Amarela: Justiça autoriza Prefeitura a desocupar imóvel no centro

Imóvel é ocupado pelo Movimento Cultural Quilombo Afroguarany há uma década; local é tombado pelo Conpresp

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Google Street View
imagem colorida mostra casarão amarelo cercado por árvores -metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra casarão amarelo cercado por árvores -metrópoles - Foto: Reprodução / Google Street View

São Paulo – A Justiça de São Paulo atendeu o pedido da Prefeitura de São Paulo e autorizou que o imóvel conhecido como Casa Amarela seja desocupado e tenha a posse devolvida à administração municipal. Há uma década o espaço é utilizado pelo Movimento Quilombo Afroguarany, que oferece atividades culturais no endereço.

Na decisão, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha afirma que a Secretaria Municipal de Cultura já se manifestou contrária à manutenção do coletivo cultural no local, que fica no centro de São Paulo, e chamou atenção para a possibilidade de novas ocupações serem iniciadas no imóvel.

“Considerando o desinteresse do município na realização de audiência de conciliação, bem como diante da situação narrada, em que destacado o receio de novas ocupações, até mesmo com risco para a implementação das atividades de restauro do imóvel, defiro o pedido de imissão na posse, consoante liminar anteriormente deferida, devendo a Prefeitura arregimentar meios para cumprimento”, disse o magistrado.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19/6).

Há cinco dias, a Prefeitura havia pedido à Justiça que concedesse “com urgência” o mandado de imissão na posse, termo jurídico para a autorização da posse do local.

A procuradora do município Beatriz Gaiotto Alves afirmou que a gestão tinha recebido informações de que o prédio poderia ser ocupado por outras pessoas para dificultar a reintegração.

“Moradores dos prédios vizinhos da área informaram às autoridades administrativas competentes sobre mobilização de pessoas para adentrarem no local de forma criminosa e ao arrepio de decisão judicial proferida em favor da Urbe, para mudarem a característica da ocupação de forma ardilosa, de cultural para uso como moradia, o que poderá acarretar maiores dificuldades à reintegração”, disse a procuradora na ação.

A gestão Ricardo Nunes (MDB) pretende utilizar o espaço para a nova sede do Departamento do Patrimônio Histórico. O Metrópoles tenta contato com o Movimento Cultural Quilombo Afroguarany para comentar a decisão.

Casa Amarela

O prédio da Casa Amarela fica na Rua da Consolação, 1075, e é tombado pelo Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) desde 2006.

Construído em 1926, o imóvel era conhecido como “Mansão Florentina”, em referência a casas parecidas na cidade de Florença, na Itália. Ele já foi propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas passou para a Prefeitura em 2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?