Carro oficial do PSol é visto deixando ato de campanha de Boulos
Reportagem do Metrópoles viu carro oficial da liderança do PSol na Alesp deixando agenda de campanha de Boulos na zona sul de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um carro oficial com placa da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi flagrado, na manhã desta sexta-feira (16/8), deixando um ato de campanha do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) à Prefeitura da capital.
O Metrópoles viu o veículo (imagem em destaque) circulando pela Estrada do Campo Limpo, no bairro do Campo Limpo, na zona sul da cidade, após deixar a agenda, a primeira oficial da campanha de Boulos.
A reportagem apurou que o carro oficial pertence à liderança do PSol na Alesp.
O líder da bancada do PSol na Assembleia é o deputado estadual Carlos Giannazi, que não esteve na agenda da manhã de Boulos, mas sim na da tarde, no centro da cidade. O irmão dele, o vereador Celso Giannazi, concorre à reeleição pela chapa do PSol.
Procurada, a assessoria da liderança não retornou o Metrópoles sobre o uso do carro oficial na agenda de campanha. O espaço segue aberto para incluir eventuais esclarecimentos.
O uso de carro oficial
A presença de um veículo oficial em pautas eleitorais pode configurar como uso indevido da máquina pública em prol de uma campanha, já que um carro oficial é um bem do Estado, e não do indivíduo, e deve ser utilizado apenas no exercício do mandato.
A Lei Eleitoral veda o uso da máquina pública durante as campanhas para evitar que alguns candidatos saiam mais favorecidos do que outros. Um carro oficial permite, por exemplo, a circulação nos corredores reservados apenas a ônibus e táxis. O carro do PSol, inclusive, seguia na faixa de uso exclusivo de ônibus quando foi visto pela reportagem nesta sexta.