metropoles.com

Carro de deputado é flagrado com giroflex ativado em SP; uso é proibido

Deputado estadual Paulo Mansur foi flagrado com giroflex acionado em carro oficial; ele acreditava que o uso era liberado para parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Bandeirantes
Colagem com duas fotos; à esquerda, um carro preto com luz azul no vidro traseiro; à direita, o mesmo carro preto com luz vermelha no vidro traseiro
1 de 1 Colagem com duas fotos; à esquerda, um carro preto com luz azul no vidro traseiro; à direita, o mesmo carro preto com luz vermelha no vidro traseiro - Foto: Reprodução/Bandeirantes

São Paulo — O carro oficial do deputado estadual Paulo Mansur (PL), de São Paulo, foi visto com giroflex acionado na última quarta-feira (26/7), em trecho da Rodovia dos Imigrantes, segundo informações da Rádio Bandeirantes.

O equipamento de iluminação intermitente só pode ser usado por veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento (Corpo de Bombeiros), viaturas de polícia, de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias e veículos destinados a socorro de salvamento difuso em serviço de urgência relativo a acidentes ambientais, de acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro.

Além da atividade legislativa, o deputado é apresentador de um programa policial de TV. Segundo a assessoria de Mansur, o uso do giroflex é para segurança. “A placa preta chama a atenção, e como figura pública e exposta, sente receio de ficar parado no trânsito, à mercê dos criminosos”, disse em nota.

Ele ainda afirmou que não é o único deputado que usa o giroflex. De acordo com a nota, assim que assumiu o cargo, Mansur herdou o equipamento de outro parlamentar, que o usou durante todo o mandato. Por isso, “acreditou que o uso era liberado para parlamentares”.

O giroflex veio do ex-deputado estadual Kenny Mendes (PP), que não possui mais mandato. A equipe de Mansur não informou quais são os outros deputados que também usam, conforme apontado.

A proibição do giroflex foi esclarecida com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e o equipamento vai ser retirado do veículo, disse a assessoria. O deputado, agora, vai solicitar a blindagem do veículo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?