Carro de deputado é flagrado com giroflex ativado em SP; uso é proibido
Deputado estadual Paulo Mansur foi flagrado com giroflex acionado em carro oficial; ele acreditava que o uso era liberado para parlamentares
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O carro oficial do deputado estadual Paulo Mansur (PL), de São Paulo, foi visto com giroflex acionado na última quarta-feira (26/7), em trecho da Rodovia dos Imigrantes, segundo informações da Rádio Bandeirantes.
O equipamento de iluminação intermitente só pode ser usado por veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento (Corpo de Bombeiros), viaturas de polícia, de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias e veículos destinados a socorro de salvamento difuso em serviço de urgência relativo a acidentes ambientais, de acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro.
Além da atividade legislativa, o deputado é apresentador de um programa policial de TV. Segundo a assessoria de Mansur, o uso do giroflex é para segurança. “A placa preta chama a atenção, e como figura pública e exposta, sente receio de ficar parado no trânsito, à mercê dos criminosos”, disse em nota.
Ele ainda afirmou que não é o único deputado que usa o giroflex. De acordo com a nota, assim que assumiu o cargo, Mansur herdou o equipamento de outro parlamentar, que o usou durante todo o mandato. Por isso, “acreditou que o uso era liberado para parlamentares”.
O giroflex veio do ex-deputado estadual Kenny Mendes (PP), que não possui mais mandato. A equipe de Mansur não informou quais são os outros deputados que também usam, conforme apontado.
A proibição do giroflex foi esclarecida com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e o equipamento vai ser retirado do veículo, disse a assessoria. O deputado, agora, vai solicitar a blindagem do veículo.