metropoles.com

Carreta Furacão é condenada por usar “cópia” de Fofão sem autorização

TJSP manteve condenação à Carreta Furacão pelo uso do personagem caricato de Fofão, criado por Orival Pessini. Grupo deve pagar indenização

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Montagem com fotos de personagens Fonfon e Fofão, bonecos com cabelos avermelhados e bochechas grandes - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos de personagens Fonfon e Fofão, bonecos com cabelos avermelhados e bochechas grandes - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O Tribunal de Justiça (TJSP) manteve a decisão que proíbe a Carreta Furacão de usar o personagem “Fonfon” em apresentações musicais e conteúdo nas redes sociais. Além disso, o grupo deverá pagar R$ 70 mil em indenizações por danos morais à família de Orival Pessini, criador do personagem Fofão, morto em 2016.

Desembargadores da 2ª Câmara de Direito Privado do TJSP negaram o recurso da defesa da empresa de eventos dona da Carreta Furacão, em decisão publicada na última segunda-feira (15/7).

A Agência Artística S/S Ltda, que representa os interesses da família de Orival, argumenta que o personagem Fonfon é uma cópia não-autorizada do Fofão e acusa a Carreta Furacão de plágio e uso indevido e desautorizado da obra do autor.

A família solicitou o pagamento de indenização por danos autorais patrimoniais e morais, a proibição do uso do personagem e a retirada de vídeos publicados nas redes sociais em que o Fonfon aparece.

Os advogados que representam a Carreta Furacão defendem que o Fonfon é uma “personificação caricata” e uma “homenagem” ao personagem principal.

“Não há confusão do público em relação aos personagens e o próprio criador do personagem Fofão [Orival] utilizava-se de máscaras caricatas para representar personalidades famosas”, diz a defesa no processo.

Segundo os advogados, “o público inclusive ressalta que o personagem caricato tirou o medo que o público infantil tinha do personagem Fofão”.

A defesa acrescenta que, “embora o Sr. Orival tivesse conhecimento da existência do Fonfon, nunca manifestou qualquer tipo de oposição quanto ao uso do personagem na Carreta Furacão”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?