Carnaval de SP abre 1ª noite no Anhembi com Tatuapé, Rosas e Gaviões
Confira a programação dos desfiles, os sambas e o que cada escola preparou para a primeira noite do Carnaval de SP no Anhembi
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Com a promessa de contagiar o público com alegorias luxuosas, passistas em festa e enredos recheados de tom político, o desfile das escolas de samba do Carnaval 2023 de São Paulo começa nesta sexta-feira (17/2), no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
Os destaques da noite incluem a Acadêmicos do Tatuapé, que busca o seu terceiro troféu, e a Rosas de Ouro, com samba composto por Arlindo Cruz. Conhecida por arrebatar a arquibancada, a tetracampeã Gaviões da Fiel fecha o primeiro dia de desfiles e espera encerrar o jejum de 20 anos sem título do Carnaval de São Paulo.
Ao todo, 14 escolas de samba, divididas em duas noites de apresentação, disputam o título do Grupo Especial na capital paulista. A apuração para definir a campeã do Carnaval 2023 está marcada para terça-feira (21/2), às 16h.
Confira abaixo a ordem e os horários dos desfiles desta noite, o enredo de cada escola e como as agremiações se prepararam para o Sambódromo.
Independente Tricolor
De volta à elite do samba paulistano, a Independente Tricolor abre os desfiles no Anhembi com a lendária Guerra de Troia. O enredo também faz alusão às batalhas da escola, que superou um incêndio em 2019 e foi vice-campeã do Acesso em 2022.
Horário do desfile: 23h15
Cores oficiais: Vermelho, branco e preto
Presidente: Alessandro Oliveira Santana (Batata)
Carnavalesco: Amauri Santos
Rainha de bateria: Mileide Mihaile
Enredo: “Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!”
Acadêmicos do Tatuapé
Em disputa pelo terceiro título, a Acadêmicos do Tatuapé quer superar a turbulência do ano passado e homenageia Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, famosa pelo turismo. Em 2022, a escola ficou em 12º lugar e não foi rebaixada por pouco.
Horário do desfile: 0h20
Cores oficiais: Azul e branco
Presidente: Erivelto Coelho, Higor Silva, Antônio de Castro, Edu Sambista e Eduardo Santos
Carnavalesco: Wagner Santos
Rainha de bateria: Muriel Quixaba
Enredo: “Tatuapé Canta Paraty! Do Caminho do Ouro à Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura e Biodiversidade. Paraty Cidade Criativa da Gastronomia”
Barroca Zona Sul
Fundada em 1974, a Barroca Zona Sul sonha com o título inédito do Grupo Especial. Em 2023, a escola celebra os povos indígenas do Pantanal, que lutam por suas terras há mais de 300 anos, e aposta na Miss Amazonas à frente da bateria.
Horário do desfile: 1h25
Cores oficiais: Verde e rosa
Presidente: Ewerton Rodrigo Ramos Sampaio (Cebolinha)
Carnavalesco: Rodrigo Meiners
Rainha de bateria: Juh Campos
Enredo: “Guaicurus”
Unidos de Vila Maria
Em 2023, o nono ano consecutivo no Grupo Especial, a Unidos de Vila Maria presta uma homenagem a si mesma no Sambódromo. A escola promete usar até os instrumentos para relembrar todos os mestres de bateria que passaram por lá.
Horário do desfile: 2h30
Cores oficiais: Verde, azul e branco
Presidente: Adilson José de Souza
Carnavalesco: Cristiano Bara
Rainha de bateria: Savia David
Enredo: “Vila Maria. Minha Origem. Minha Essência. Minha História! Muito Além do Carnaval”
Rosas de Ouro
Com sete títulos na prateleira e Arlindo Cruz entre os compositores do enredo, a Rosas de Ouro vai cantar a resistência dos negros da escravidão aos dias atuais. A escola pretende transformar a avenida em um manifesto por respeito e igualdade.
Horário do desfile: 3h35
Cores oficiais: Azul, rosa e branco
Presidente: Angelina Basílio
Carnavalesco: Paulo Menezes
Rainha de bateria: Ana Beatriz Godói
Enredo: “Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome”
Tom Maior
Após o quarto lugar em 2022, a Tom Maior luta pelo seu primeiro troféu no Grupo Especial de São Paulo. Neste Carnaval, em que comemora 50 anos de fundação, a escola destaca a ancestralidade e a força das mulheres.
Horário do desfile: 4h40
Cores oficiais: Vermelho, amarelo e branco
Presidente: Carlos Alberto Dias Alves (Mestre Carlão)
Carnavalesco: Flávio Campello
Rainha de bateria: Pâmella Gomes
Enredo: “Um Culto às Mães Pretas Ancestrais”
Gaviões da Fiel
Com a musa Sabrina Sato mais uma vez como rainha de bateria, a Gaviões da Fiel é a última escola a desfilar neste sábado e espera sair da fila pelo título, o último conquistado em 2003. Em 2023, a aposta é no tom político, com enredo sobre intolerância religiosa.
Horário do desfile: 5h45
Cores oficiais: Preto e branco
Presidente: Amilton Alves Brito (Padinho)
Carnavalesco: André Marins e Júlio Poloni
Rainha de bateria: Sabrina Sato
Enredo: “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”