metropoles.com

Carnaval 2024 em SP terá esquema de segurança com drones e 15 mil PMs

Segundo o governo Tarcísio, esquema de segurança no Carnaval 2024 começa neste sábado (3/2) e vai até o dia 18 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
bloco-carnaval-sp-7
1 de 1 bloco-carnaval-sp-7 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Com auxílio de drones e agentes “infiltrados” na folia, o esquema de segurança do Carnaval 2024 em São Paulo contará com a atuação de 6 mil viaturas e 15 mil policiais militares (PMs). O reforço no policiamento já começa neste sábado (3/2).

O efetivo mobilizado da PM vai atuar em todas as regiões do estado durante o Carnaval e também nos períodos de pré e pós-folia. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o reforço do policiamento está empenhado até o dia 18 de março.

Uma das modalidades de policiamento será o de “aproximação”. Durante os bloquinhos, policiais vão patrulhar o percurso a pé e circular por “locais estratégicos” e de “encontros públicos” para fácil localização em caso de ajuda.

Também haverá o policiamento “velado”, com policiais à paisana em meio ao público. A ideia é que os agentes observem “atitudes suspeitas” e evitem crimes.

Para reforçar a segurança dos foliões, a PM também deve usar drones, helicópteros e até embarcações durante as ações em todo o estado.

Carnaval em SP

A PM Ambiental vai atuar nas festas de zonas rurais e ranchos no interior paulista, segundo a SSP. Já o litoral também contará com policiamento específico e com o reforço que já existe da Operação Verão, em andamento.

“Houve uma expansão do carnaval da capital para todo o estado, por isso, existe esse planejamento para garantir a segurança em todos os locais”, afirma o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas.

Outro foco da PM será combater a receptação de celulares, o objeto mais visado pelos criminosos em multidões.

“A receptação dos celulares é muito rápida. O criminoso furta o celular, leva para outra pessoa e já sai daquela área. Por isso, estamos com uma operação em andamento justamente para combater a receptação de aparelhos de celular”, diz o comandante-geral.

A SSP afirma que os PMs destacados para atuar no Carnaval receberam “treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual”. Eles devem atuar no acolhimento e encaminhar as vítimas para os equipamentos de proteção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?