Carnaval 2023: prefeitura de SP recebe inscrições de 663 blocos de rua
Secretaria de Cultura vai analisar os cadastros dos blocos de carnaval e, posteriormente, divulgar as datas dos desfiles de rua em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A prefeitura de São Paulo recebeu inscrições de 663 blocos interessados em desfilar no carnaval de rua de 2023. Agora, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) está analisando os cadastros e divulgará no Diário Oficial os aprovados.
Essa divulgação posterior trará os nomes dos blocos, trajeto, data e horário de desfile. As agremiações terão que seguir a legislação da capital paulista que prevê que os festejos sejam gratuitos e não tenham cordões ou correntes para restringir o acesso.
Já está definido que o calendário oficial de São Paulo terá oito dias de festa carnavalesca. A celebração de pré-carnaval vai ocorrer em 11 e 12/2; o tradicional carnaval ocorrerá em 18, 19, 20 e 21/2. E depois ainda tem a celebração de pós-carnaval em 25 e 26/2.
Carnaval de rua
Inicialmente, as inscrições para os blocos de carnaval de rua iriam até 20/11, no entanto foram prorrogada até a última sexta-feira (25/11). A prefeitura também recebeu nomes de interessados em fazer parte da Comissão Representativa dos Blocos de Carnaval.
“O carnaval é a maior manifestação de cultura popular do Brasil e no ano que vem São Paulo realizará a maior festa de sua história, a primeira após a pandemia”, disse Aline Torres, secretária municipal de Cultura.
Trajetória cultural
Termina nesta terça-feira (29/11) o período para se candidatar ao edital inédito de Premiação de Reconhecimento por Trajetória Cultural dos Blocos de Carnaval de Rua.
O prêmio distribuirá R$ 4 milhões para 300 blocos de rua. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o objetivo é descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos.