Carga radioativa desaparecida em SP oferece risco à saúde, diz governo
Veículo com carga radioativa foi roubado em SP; governo federal alerta a população para entrar em contato caso encontre o material
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do governo federal, divulgou um alerta sobre o furto de uma caminhonete contendo fontes radioativas. O roubo ocorreu na Rua Félix Bernardelli, no Jardim Bandeirante, zona leste de São Paulo, na madrugada do último dia 30 de junho.
No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
De acordo com a CNEN, o material está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. “No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, diz nota à sociedade divulgada pela comissão.
O carro roubado, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), pertencente a uma empresa de equipamentos médicos.
O material foi coletado no Rio de Janeiro e seria entregue no Paraná e em Santa Catarina. De acordo com o órgão Indústrias Nucleares do Brasil, o carro roubado é de uma empresa transportadora de radioisótopos de uso médico.
Alerta à população
O governo federal alerta a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.
O roubo está sendo investigado pelo 49º DP (São Mateus). A SSP afirma que diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime.