metropoles.com

Veja: capivaras ganham “tatuagem” de coração após serem esterilizadas

Projeto visa combater transmissão da febre maculosa, reduzindo nascimento de filhotes. Capivaras esterilizadas foram marcadas com “tatuagem”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Prefeitura de Campinas
Projeto visa combater transmissão da febre maculosa, reduzindo nascimento de filhotes. Capivaras esterilizadas foram marcadas com "tatuagem" - Metrópoles
1 de 1 Projeto visa combater transmissão da febre maculosa, reduzindo nascimento de filhotes. Capivaras esterilizadas foram marcadas com "tatuagem" - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campinas

São Paulo Ao menos 53 capivaras do Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral, em Campinas, no interior de São Paulo, ganharam uma “tatuagem” de coração após serem esterilizadas. A castração dos animais faz parte de um projeto da prefeitura para combater a transmissão da febre maculosa por meio da redução do nascimento de filhotes.

A tatuagem, na verdade, é feita com raspagem dos pelos dos animais. Elas foram marcadas para fins de monitoramento pós cirúrgico. Os corações devem desaparecer em três ou quatro meses.

Veja:

2 imagens
Capivaras ganham "tatuagem" de coração após serem esterilizadas
1 de 2

Capivaras ganham "tatuagem" de coração após serem esterilizadas

Reprodução/ Prefeitura de Campinas
2 de 2

Capivaras ganham "tatuagem" de coração após serem esterilizadas

Reprodução/ Prefeitura de Campinas

O gestor ambiental e assessor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Rodrigo Pires, destacou a importância do procedimento. “A castração é uma medida que promove o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão da febre maculosa e, o mais importante, é que todas as capivaras também estão sendo microchipadas, permitindo que sejam acompanhadas por toda a vida”, disse.

Atualmente, há cerca de 100 capivaras na Lagoa do Taquaral. A ideia do DPBEA é que todas sejam esterilizadas. Com o início do pico reprodutivo, esse número pode mudar rapidamente, então, o departamento segue fazendo a ceva (alimentação controlada em locais e horários específicos), captura e castração dos animais.

De 26 de setembro a 24 de novembro, ao menos 53 procedimentos de vasectomia e salpingectomia foram realizados. A Prefeitura de Campinas aposta na esterilização como uma técnica auxiliar para prevenir a transmissão da febre maculosa.

Rodrigo Pires, do DPBEA, afirma que, ao impedir o nascimento de filhotes, o ciclo de transmissão da bactéria causadora da doença deve ser interrompido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?