metropoles.com

Capivara na pista! Latam diz que animal atrasou voos, aeroporto nega

CEO da Latam afirma que a invasão de uma capivara provocou o atraso de mais de 25 voos; aeroporto nega e diz que não encontrou animal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Aeroporto Internacional de Guarulhos em SP
1 de 1 Aeroporto Internacional de Guarulhos em SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — Uma capivara na pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, teria levado à suspensão de pousos e decolagens durante 15 minutos nessa segunda-feira (1º/4), de acordo com o CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier. Em uma publicação no LinkedIn, ele afirmou que a medida de segurança provocou o atraso de mais de 25 voos da companhia aérea.

A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, informou ao Metrópoles que suspensão foi um procedimento de segurança realizado após um aviso relatando a presença de animal da espécie capivara na cabeceira de uma das pistas.

“O procedimento de segurança durou ao todo 8 minutos e constatou que não havia a presença de nenhum animal no local. Vistorias no entorno também identificaram que não havia qualquer abertura ou fragilidade nas cercas operacionais do aeroporto, nem vestígios que pudessem indicar a presença de animais no local”, diz o texto (leia na íntegra abaixo).

5 imagens
GRU Airport administra o terminal
Aeroporto fica localizado em Guarulhos, na região metropolitana
Área de embarque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Indicação de portões de embarque
1 de 5

Pista do Aeroporto Internacional de São Paulo

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport
2 de 5

GRU Airport administra o terminal

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport
3 de 5

Aeroporto fica localizado em Guarulhos, na região metropolitana

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport
4 de 5

Área de embarque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport
5 de 5

Indicação de portões de embarque

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport

Na rede social, Jerome Cadier contou que a falta de operação levou a um efeito cascata na programação de voos. “Com isto, voos devem ser reprogramados, passageiros perdem suas conexões, tripulações chegam mais perto do seu horário limite de serviço (às vezes “vencendo” e requerendo acionar os reservas), filas no aeroporto aumentam, agentes devem fazer hora extra, ligações no call center se acumulam…e por aí vai”, relatou o executivo.

Em nota enviada ao Metrópoles (leia na íntegra abaixo), a Latam reiterou a versão de que uma capivara invadiu a pista do terminal. A empresa alertou “para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros”.

Procurada, a prefeitura de Guarulhos, afirmou que a proteção das áreas dos terminais de passageiros e das pistas é de competência da GruAirpot, concessionária que administra o aeroporto.

“Evitar a invasão do sítio aeroportuário, tanto por pessoas quanto por animais, fica a cargo da equipe de segurança concessionária. A GRU Airport tem equipes específicas, inclusive com biólogos, para atender demandas internas com animais,” argumentou a prefeitura.

Leia a nota da Latam:

A LATAM alerta para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros. Em 2023, a LATAM registrou bird strike (colisão com pássaros) em 563 de seus voos no Brasil. Além disso, a companhia observa o crescimento de interdições por incursão de animais, como o caso da capivara que invadiu a pista do aeroporto de Guarulhos (São Paulo) na segunda-feira (1º/4) e interditou a operação do maior aeroporto da América do Sul entre 8h05 e 8h20.

A alta incidência de bird strikes e incursões de animais nos aeroportos brasileiros prejudica milhares de passageiros com voos cancelados ou atrasados e provoca custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves e motores fora de operação e com a escala de tripulantes reserva. Somente o evento com a capivara em Guarulhos no dia 1º/4 atrasou mais de 25 voos da LATAM.

Leia a nota da GRU Airport:

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que na segunda-feira, 1/4, ocorreu a suspensão momentânea das operações de pouso e decolagem em uma das pistas do aeroporto, decorrente de procedimento de segurança realizado após um reporte junto ao Centro de Operações de Emergência do Aeroporto, relatando a presença de animal da espécie Capivara na cabeceira de uma das pistas do Aeroporto.

A concessionária tem procedimentos preestabelecidos e uma equipe técnica especializada que realiza todas as ações em conformidade com o estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O procedimento de segurança foi realizado dentro do tempo padrão (durou ao todo 8 minutos) e constatou que não havia a presença de nenhum animal no local. Vistorias subsequentes, que ocorreram no entorno do local e que não necessitaram da paralisação da pista, também identificaram que não havia qualquer abertura ou fragilidade nas cercas operacionais do aeroporto, nem vestígios que pudessem indicar a presença de animais no local.

Uma série de ações foram implementadas ao longo dos anos para aumentar o controle da fauna e mitigar os riscos atrelados. Entre as medidas estão o monitoramento contínuo das espécies presentes na área operacional e seus atrativos, manejo direto de ovos, ninhos e animais, controle de vegetação, remoção de poleiros, abrigos, ações de afugentamento dentre outras.

Tais ações têm se demonstrado eficientes e, no ano de 2024, o aeroporto de Guarulhos atingiu o menor nível histórico de avistamentos de animais e colisão de pássaros com aeronaves (colisões a cada 10.000 movimentos de aeronaves).

– Avistamentos animais de grande porte na área operacional (Acumulado de jan até mar de 2024) = 6 avistamentos

– Colisões de pássaros com aeronaves a cada 10.000 movimentos (jan até mar de 2024) = 0,66

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?