Capital promove “Dia D” da vacinação para crianças de até cinco anos
Objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças de até cinco anos na capital; Unidades Básicas de Saúde terão atividades lúdicas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo promove nesta quarta-feira (15/2) o “Dia D” da vacinação para crianças de 0 a 5 anos de idade, com o objetivo de atualizar a caderneta de imunização deste público na cidade.
A iniciativa é feita em conjunto entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação. Desde o primeiro dia do ano letivo, a prefeitura vem distribuindo cartões da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) aos responsáveis de alunos matriculados em creches e na pré-escola da rede municipal.
Como forma de incentivar que pais e responsáveis levem as crianças , as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam atividades lúdicas para o público infantil. Veja abaixo os horários de funcionamento.
Os imunizantes disponíveis são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria tétano e para Covid-19, conforme o esquema adotado para a idade.
A Secretaria da Saúde enfatiza que a aplicação dessas vacinas é fundamental para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.
“O Dia D de Intensificação Vacinal infantil vai contribuir para ampliação da cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar já nos primeiros anos de vida”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Serviço de vacinação na cidade de São Paulo
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
- AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
- Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos – Funcionamento das 8h às 17h.