Capital pode bater recorde de calor em um mês de maio nesta quinta
Temperatura em São Paulo poderá chegar aos 33° C durante a tarde, segundo a Climatempo; recorde anterior, registrado em 2001, é de 31,7° C
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A cidade de São Paulo pode registrar recorde histórico de calor em um mês de maio nesta quinta-feira (2/5), segundo a Climatempo. A máxima prevista para esta tarde é de 33° C — e, de acordo com a série histórica, a temperatura mais alta para essa época do ano ocorreu em 3 de maio de 2001, quando os termômetros chegaram a 31,7° C.
A série histórica teve início em 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) passou a fazer medições no Mirante de Santana, zona norte da capital.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a tarde dessa quarta-feira (1º/5), Dia do Trabalho, já tinha sido uma das mais quentes da cidade para a época. A máxima chegou a 31,3° C — a última vez que São Paulo registrou temperatura igual ou superior a 30° C em maio foi em 2010, no dia 7, também com a marca de 31,3° C.
A média considerada normal para esta época do ano na capital é de 23,4°C, de acordo com os cálculos do Inmet com base no período de 1991 a 2020.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que a cidade permanece em estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 26 de abril.
Para esta quinta-feira, a previsão é de dia seco, ensolarado e com temperaturas elevadas. A máxima poderá chegar aos 33ºC durante a tarde, segundo a Climatempo. Não há previsão de chuva.