metropoles.com

Caos no trânsito e apagão: o saldo do temporal na véspera do verão

São Paulo foi mais afetada na região metropolitana e registrou 69 mm de chuva em 6h. Mais de 469 mil imóveis foram atingidos pelo apagão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes Sociais
Imagem colorida de céu com nuvens carregadas de chuva. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de céu com nuvens carregadas de chuva. Metrópoles - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

São Paulo — A cidade de São Paulo sofreu com fortes chuvas nessa sexta-feira (20/12), que provocaram um apagão — deixando mais de 469 mil endereços sem energia. Segundo a Defesa Civil do estado, entre 13h30 e 19h30 a capital paulista registrou 69 milímetros de chuva, o maior acumulado de toda a região metropolitana.

4 imagens
Chuvas fortes deixam mais de 180 mil endereços sem energia elétrica em SP
Nuvens de fortes chuvas em SP
Fortes chuvas atingem SP
1 de 4

Zona leste de SP atingida por fortes chuvas nesta sexta-feira

Leonardo Amaro/ Metrópoles
2 de 4

Chuvas fortes deixam mais de 180 mil endereços sem energia elétrica em SP

Milena Vogado/ Metrópoles
3 de 4

Nuvens de fortes chuvas em SP

William Cardoso/ Metrópoles
4 de 4

Fortes chuvas atingem SP

Reprodução/ Redes Sociais

O alto volume de chuva também afetou o trânsito da cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), registrou congestionamento de 1.100 quilômetros, entre o fim da tarde e início da noite.

Em razão da tempestade, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocasse toda a capital em estado de atenção.

Alagamentos

Ao longo do dia, os bairros da Penha, Itaquera, São Miguel Paulista e Itaim Paulista — todos na zona leste — estiveram em alerta para alagamentos.

De acordo com o CGE, a região mais afetada foi Itaquera, que apresentou oito pontos de alagamento intransitáveis: na Avenida Itaquera; Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores; na Rua Itagimirim; Avenida Musgo-de-Flor; Avenida Águia de Haia; Avenida David Domingues Ferreira; e na Rua Senador Amaral Furlan.

Outro ponto intransitável foi registrado na Avenida Antonio Munhoz Bonilha, no bairro Casa Verde, na zona norte.

Queda de árvores

Os fortes ventos, que atingiram 80km/h, e o granizo fizeram estragos pelas ruas de São Paulo. Até às 19h, o Corpo de Bombeiros havia recebido 111 chamados para quedas de árvores na capital e região metropolitana. Não houve registro de feridos.

 

Falta de energia

A força da ventania também afetou a distribuição da energia elétrica nas 23 cidades que estão na área de concessão da Enel, empresa responsável pelo serviço.

De acordo com o boletim divulgado pela companhia, às 19h, a cidade de São Paulo registrou 461.030 mil endereços sem luz. Na área total da concessão, o número foi superior a 666 mil.

Em nota, a empresa informou que reforçou antecipadamente as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle. Além disso, afirmou que as regiões mais afetadas na capital foram a oeste, leste e norte. Os municípios de Barueri e Osasco foram os mais impactados na Grande São Paulo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia publicado, na manhã dessa sexta, um alerta para chuvas entre 50 e 100 milímetros em todo o estado, com ventos entre 60 e 100 km/h.

Para este sábado (21/12), a previsão não é diferente. O instituto indica que existe o risco do corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é válido para todo o estado paulista.

Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva ocorre por conta uma nova frente fria que atinge São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?