metropoles.com

Candidatura de Martinelli à Prefeitura de Jundiaí é impugnada pelo TRE

Gustavo Martinelli é vice-prefeito da cidade no interior de São Paulo e teve sua candidatura à prefeitura indeferida pela Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Gustavo Martinelli é um homem adulto branco com cabelos pretos. Na imagem ele usa camisa jeans azul e barba
1 de 1 Gustavo Martinelli é um homem adulto branco com cabelos pretos. Na imagem ele usa camisa jeans azul e barba - Foto: Reprodução

São Paulo – Vice líder nas pesquisas de intenções de votos em Jundiaí, o candidato à Prefeitura da cidade, Gustavo Martinelli (União), teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) nessa terça-feira (24/9). O caso ainda cabe recurso.

Martinelli é o atual vice-prefeito de Jundiaí e já foi vereador da cidade. Ele é acusado de ter cometido ato de impropriedade administrativa no período em que exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal, em 2018.

Na ocasião, segundo consta no processo, ele seria responsável pelo pagamento indevido de R$ 24 mil em horas extras ao procurador jurídico da Câmara, acréscimo que ultrapassa o salário limite constitucional para servidores.

O caso foi levado à Justiça Eleitoral após um pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e julgado como procedente pelo juiz relator, Claudio José Langroiva Pereira. Nessa terça-feira, os demais magistrados do TRE-SP seguiram o entendimento de Pereira e votaram a favor da cassação da candidatura de Martinelli.

Em sua defesa, Martinelli argumenta que o funcionário devolveu o valor e que o caso não configura um enriquecimento ilícito. O argumento, contudo, não foi aceito pelo juiz, que escreveu que o pagamento representa uma “irregularidade insanável (…) não podendo ser confundindo com uma mera impropriedade contábil”.

Em pronunciamento oficial por suas redes sociais, Gustavo Martinelli disse que está recorrendo da decisão e defendeu sua inocência no caso. “Estão querendo ganhar as eleições aqui em Jundiaí no tapetão. Uma articulação política com jogo sujo”, afirmou o candidato.

No site do TSE, a situação da candidatura da Martinelli aparece como deferida e o candidato ainda aparece como concorrente ao cargo de prefeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?