Candidatos focam no eleitorado jovem no início do debate do Flow News
Principais candidatos à Prefeitura de SP participaram nesta segunda-feira (23/9) do oitavo debate desta eleição, agora no podcast Flow News
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Os candidatos à Prefeitura da capital paulista que participaram de mais um debate eleitoral, desta vez promovido pelo Flow News, nesta segunda-feira (23/9), miraram o público jovem no início das discussões. Escolhidos por sorteio para responder a perguntas de especialistas, Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) apresentaram propostas de inclusão no mercado de trabalho voltadas para quem está entrando no mercado.
Tabata apresentou o programa “Capacitaí”, uma iniciativa de capacitação profissional para jovens sem qualificação. “A Prefeitura entra bancando o curso, mas a empresa tem que oferecer a vaga desde o dia zero, porque estou cansada de ver pessoas com diploma, especialmente quem vem da periferia, mas que, por falta de experiência, não consegue emprego”, afirmou a candidata.
A pergunta, feita pelo jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso, era sobre propostas para a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.
Boulos ensaiou uma dobradinha com a adversária que, nestas eleições, está em seu mesmo campo político. “Concordo com a Tabata que, nesse ponto, a prevenção é muito importante. E, na prevenção, entra a cultura”. Boulos citou o cantor Dexter. “Pergunta para o Dexter o que salvou a vida dele. Como o hip hop salva, a cultura salva, o funk salva”.
Boulos também deu uma cutucada no rival Ricardo Nunes (MDB), que tem o ex-comandante da Rota Coronel Mello Araújo (PL) como vice. “Tem gente que defende, nos Jardins, o modelo de segurança do ‘bom dia, doutor’. Na periferia, é chave de braço, humilhação, porrada” — a referência é uma entrevista de 2017, na qual Mello Araújo disse que abordagens policiais tinham que ser diferentes em alguns bairros.
O debate do Flow News desta segunda-feira foi o oitavo encontro entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Participaram Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). Em um dos debates, organizado pela revista Veja, Nunes, Boulos e Datena não compareceram.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (19/9), Nunes aparece com 27% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos, que tem 26%. Na sequência estão Pablo Marçal (19%), Tabata Amaral (8%), Datena (6%) e Marina Helena (3%).