Candidato à presidência do Corinthians aciona MPSP contra Milton Leite
Augusto Melo virou alvo de CPI na Câmara após pedido de seu rival político no clube, o vereador e presidente da Casa, Milton Leite
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O empresário Augusto Melo, candidato à presidência do Corinthians, acionou o Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra o vereador e presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), após ter virado alvo de uma CPI na Casa Legislativa.
Melo foi intimado pela CPI da Violência e Assédio Sexual Contra Mulheres sob acusações de racismo a pedido de Leite (veja no vídeo abaixo). Os dois são rivais nas eleições do Corinthians: Melo concorre à presidência contra a chapa de André Negão, que tem o próprio Milton Leite como seu candidato a vice.
No ofício enviado ao MPSP, o empresário pede que Leite seja denunciado por improbidade administrativa por ter tentado obter “indevido proveito próprio” com a investigação de Melo pela CPI.
Denúncias contra Melo
Melo foi denunciado após virem a público áudios nos quais ele utiliza termos racistas e gordofóbicos para se referir a uma cozinheira do União Barbarense, clube de futebol de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista.
Ele foi intimado pela CPI após Leite pedir, durante uma reunião do colégio de líderes na última semana (31/10), que o empresário fosse convocado “antes do dia 25/11”, data da eleição do Corinthians.
“Ora, clareia-se que o vereador pretende que a oitiva se dê antes das eleições presidenciais do Corinthians. Tudo para que sejam criados ‘fatos políticos’ contra a candidatura do representante”, diz o texto enviado ao MPSP.
“Resta demonstrado que o vereador Milton Leite, se valendo da sua função de presidente da Câmara Municipal de São Paulo, utilizou a reunião do colégio de líderes da Câmara para fins particulares e pessoais, quais sejam: interferir nas eleições gerais do Sport Club Corinthians Paulista e se beneficiar diretamente – já que é candidato a 1º vice-presidente – por meio de uma descabida intimação para oitiva do representante e de suposta vítima de racismo e ‘gordofobia'”, diz a defesa de Melo no ofício.
Nas redes sociais, Melo afirmou se tratar de uma notícia falsa e afirmou que os áudios foram editados. Ele também disse que a vítima é sua amiga e que já publicou um vídeo ao seu lado desmentindo as ofensas.
Milton Leite mira vice do Corinthians
Leite e André Negão pertencem ao grupo político que comanda o Corinthians há 16 anos e contam com o apoio do atual presidente Duílio Alves e do ex-presidente Andrés Sanchez, que foi deputado federal pelo PT.
O vereador tem dito a aliados que, caso seja eleito, pretende atuar na articulação junto à Prefeitura para conseguir um acordo e reduzir os quase R$ 400 milhões de dívidas que o clube possui com a administração municipal.