Candidato a prefeito, Datena diz: “Objetivo principal é ser senador”
Datena revelou que tem, ainda hoje, o objetivo de ser senador, durante resposta sobre seu rompimento com a candidata Tabata Amaral
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Embora seja candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) afirmou, nesta terça-feira (6/8), que tem como principal objetivo ser senador da República. Além disso, afirmou que tinha vontade de começar na política nesse cargo.
Em entrevista ao podcast “O Assunto”, Datena foi questionado pela jornalista sobre seu rompimento com a também candidata à gestão municipal Tabata Amaral. Durante sua resposta, disse que ficou sabendo pela imprensa de uma articulação por parte da antiga companheira de chapa. Ele, então, conversou com ela e confirmou que queria permanecer na campanha como seu vice.
No fim da resposta à entrevistadora, ele revelou:
“Naquele momento eu não queria ser prefeito de São Paulo. Ainda hoje meu objetivo principal é ser senador. É o que sempre pensei. Queria começar como senador”.
Apesar de revelar sua vontade, Datena confirmou que vai até o fim na disputa pela Prefeitura de São Paulo, pois sente confiança de seu partido: “Eu estou dizendo que vou, até para calar a boca de quem está falando que eu não vou”.
O jornalista também negou que tenha traído ex-companheira de chapa e afirmou que foi trocado:
“Eu fui trocado por um minuto. Não sou relógio”.
Apesar do sentimento de ter sido substituído, Datena direcionou elogios a Tabata e à sua família, sempre se referindo a ela como uma “menina competente”.
Interrupções
Logo no começo da entrevista, a jornalista responsável pelas perguntas, Natuza Nery, reclamou das interrupções do candidato e mencionou o termo manterrupting, usado para situações em que um homem não deixa uma mulher falar.
“O senhor já ouviu falar de uma expressão chamada de manterrupting?”, questionou a entrevistadora.
Em sua defesa, Datena respondeu que era difícil responder sobre temas complexos em segundos. Afirmou que não pensou na questão de gênero e pediu desculpas à jornalista, tecendo elogios à sua carreira.
Projetos de Datena
Datena disse que, se eleito, vai revisar todos os contratos feitos pela gestão do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), para que a gestão municipal não seja alvo de organizações criminosas.
Além disso, o candidato apresentou uma proposta para incentivar empresários a construírem empresas e prédios para moradia em áreas periféricas, em troca de isenção no IPTU. Datena ainda afirmou que 20% da mão de obra utilizada nas empresas e na construção dos prédios deverão ser preenchidos com moradores locais.
Na área da saúde, o candidato disse que terá foco total em diminuir a fila por atendimento nos hospitais, deixar mais unidades de saúde abertas 24h por dia pela cidade, sem se preocupar muito com os gastos. “Em uma situação de crise, com meio milhão de pessoas na fila, eu vou pensar em dinheiro gasto pela prefeitura?”, pondera, esclarecendo que trabalhará dentro do orçamento fiscal.