metropoles.com

Candidata do Novo quer “Lava Jato paulistana” e cashback por exercício

Marina Helena, do Novo, promete uma série de parcerias com o setor privado e ressuscita o “Corujão da Saúde”, marca da gestão de João Doria

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Partido Novo
Fotografia colorida mostra Marina Helena (Novo) - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra Marina Helena (Novo) - Metrópoles - Foto: Divulgação/Partido Novo

São Paulo — Primeira candidata à Prefeitura da capital a se inscrever na Justiça eleitoral, Marina Helena (Novo) protocolou um plano de governo que promete benefícios financeiros no modelo cashback para pessoas que praticarem atividades físicas na cidade e uma “Lava Jato paulistana” para auditar os contratos.

A apresentação do plano de governo é uma obrigação para todos os candidatos quando formalizam a inscrição da chapa. No plano de Marina Helena, a economista que disputará a Prefeitura pela primeira vez afirma que São Paulo está em um momento de “decadência econômica” causada pela “crescente hostilidade” da cidade.

Para reverter o diagnóstico que seu plano traz, a candidata do Novo propõe o que chama de “gestão disruptiva e transformadora”, que consiste, sobretudo, em parcerias com empresas privadas para a execução de políticas públicas.

O programa “Bairro no Capricho”, por exemplo, promete a assinatura de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para serviços de zeladoria urbana. O programa “Trilhas do Futuro de SP” prevê parceria com o setor privado para qualificação profissional da população. O “Plano de Saúde Paulistano” cita “vouchers” e o retorno do “Corujão da Saúde”, marca da gestão João Doria (sem partido) na capital, mas que seria “permanente”.

Seu programa, contudo, não traz estimativas de gastos com os projetos prometidos.

“Lava Jato Paulistana”

Já a “Lava Jato Paulistana” proposta por Marina Helena consiste, segundo o documento apresentado à Justiça Eleitoral, em uma auditoria dos contratos da Prefeitura, que seria feita em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e com o Tribunal de Contas do Município (TCM).

Coordenador da extinta força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) é um dos articuladores da campanha de Marina em São Paulo.

A proposta está dentro de um contexto que seu programa traz de melhoria da transparência na gestão pública, que inclui também uma maior abertura de dados públicos e o lançamento de um “Superapp” integrando os serviços públicos.

Cashback

A proposta de benefícios para atividades físicas, o  “Cashback do Esporte”, é descrito da seguinte forma: “Seguindo o modelo de seguradoras, ofereceremos cashback para os cidadãos que realizarem atividades físicas, que poderá ser trocado por prêmios ou vales de empresas parceiras”.

Marina Helena promete ainda baixar a tarifa do transporte público, reorganizar linhas e converter a frota da cidade, de quase 14 mil veículos, de ônibus a diesel para veículos movidos a metano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?