metropoles.com

Campinas decreta estado de emergência após estragos causados por chuvas

Campinas, no interior de SP, teve em menos de 20 dias mais chuvas do que a média histórica do mês de janeiro inteiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/VTV
Chuvas em Campinas
1 de 1 Chuvas em Campinas - Foto: Reprodução/VTV

São Paulo – As fortes chuvas que vêm caindo sobre o estado de São Paulo ao longo da semana deixaram estragos em diversos municípios, em especial Campinas, que decretou estado de emergência nesta sexta-feira (20/1).

A medida foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) no terceiro dia seguido de temporais que se abateram sobre a cidade e provocaram enxurradas, alagamentos, queda de árvores e de energia.

A Prefeitura divulgou que ao menos 31 famílias foram desalojadas: 20 em Mokarzel (no distrito de Sousas), 10 no Jardim Ipaussurama e uma no Jardim Satélite Íris.

“Foi infelizmente mais um recorde de chuvas em Campinas causou muitos estragos”, disse o prefeito em vídeo divulgado no Twitter.

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), somente nos 18 primeiros dias de janeiro o município superou a média histórica do mês: foram 283 milímetros de chuva, enquanto a média é de 277,6 mm.

De acordo com o Climatempo, no temporal que caiu sobre a cidade nesta quinta (19/1) foram registradas 2.733 descargas elétricas – dos quais 2.321 foram raios.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Univesidade Estadual Paulista (Unesp) explica que as chuvas que caem sobre a região este mês são fruto da atuação de uma massa de ar quente e úmido, o que favorece a formação de temporais, trovoadas e descargas elétricas.

A previsão de chuva se mantém para o final de semana, segundo o Cepagri da Unicamp, embora com menor intensidade do que os temporais observados nos últimos dias. No entanto, as chuvas fortes devem retornar a partir da próxima segunda (23/1). É esperado que até o final do mês de janeiro o município enfrente novos temporais.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?