Campanha de Marçal contrata empresa do candidato para mensagens de zap
Devzapp, empresa de Pablo Marçal, recebeu dois repasses da campanha do candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo no início de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A campanha de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo contratou uma empresa do próprio candidato usando parte do dinheiro doado por apoiadores. A Devzapp LTDA, que oferece serviço de automatização de mensagens WhatsApp, recebeu R$ 2.807,85, em dois repasses feitos em 3 e 6 de setembro.
A Devzapp, criada em julho de 2022, promete “potencializar as vendas” de empresas usando mensagens automáticas de WhatsApp. “Tenha economia de tempo, automatize os seus processos, programe envio de mensagens, gerencie melhor os seus clientes e faça uma comunicação rápida e assertiva”, diz o site da empresa.
Com capital social declarado de R$ 660 mil, a Devzapp faz parte da Marçal Holding LTDA, conglomerado do influenciador. A sede da empresa de mensagens de WhatsApp declarada à Receita Federal é a mesma da Marçal Holding, no número 956 da Alameda Tocantins, em Alphaville.
Segundo o especialista em direito eleitoral Ricardo Vita Porto, apesar de não haver na legislação eleitoral um dispositivo específico proibindo que um candidato contrate uma de suas empresas, a jurisprudência diz que isso representa violação do princípio da impessoalidade.
Porto afirma que o Tribunal Regional Eleitoral pode, por exemplo, determinar a devolução do dinheiro e, em última instância, à impugnação da candidatura, a depender dos valores dos contratos.
“Esse é um entendimento pacificado. Em várias oportunidades a Justiça Eleitoral determinou que as empresas dos candidatos devolvessem o dinheiro. É uma violação do princípio da impessoalidade”, afirma Vita Porto ao Metrópoles.
Sobre serviços envolvendo mensagens de WhatsApp, há uma proibição no que diz respeito ao disparo de mensagens em massa sem consentimento dos destinatários, conforme a resolução 23.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na declaração de contas, a campanha de Marçal não deu detalhes sobre qual teria sido o serviço prestado. Procurada, a assessoria de imprensa do candidato não respondeu até o momento da publicação da reportagem.
No registro da Devzapp junto à Receita Federal, consta uma série de atividades, como consultoria em tecnologia, desenvolvimento de programas de computador, tratamento de dados e hospedagem de internet.
O site da empresa de mensagens exibe um depoimento do próprio Pablo Marçal sobre o serviço prestado, em uma aba de “depoimentos de clientes”.
“Desde que integramos a Devzapp em nossos processos, notamos um aumento substancial no nosso faturamento. A capacidade de gerenciar e automatizar nossas comunicações no WhatsApp com o DevFunil e do DevGrupos mudou completamente nossa dinâmica de vendas, permitindo um foco maior em estratégias que realmente trazem resultados”, afirma Marçal sobre a empresa.
Além da Marçal Holding LTDA, a Devzapp tem como sócios outras pessoas e empresas ligadas ao candidato. Entre elas, a Dreammaker Participações e Consultoria e a Oliveira Participações, que pertence a Marcos Paulo de Oliveira, principal sócio e homem de confiança de Marçal. A Devzapp é administrada por Tiago de Almeida Silva.