metropoles.com

Câmeras em SP: promotor sugere medidas contra abuso e discriminação

Promotoria recomenda à Prefeitura de SP medidas para garantir sigilo e evitar discriminação no Smart Sampa, que prevê 20 mil câmeras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Cade/Getty
Imagem colorida de câmeras de reconhecimento facial
1 de 1 Imagem colorida de câmeras de reconhecimento facial - Foto: Peter Cade/Getty

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu à prefeitura da capital paulista uma série de medidas para garantir sigilo das informações e evitar discriminação no programa Smart Sampa, que prevê a instalação de 20 mil câmeras de monitoramento na cidade.

Segundo a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, o monitoramento facial é criticado por entidades e especialistas, que apontam riscos de racismo e discriminação algorítmica com o uso dessa tecnologia. A preocupação já foi abordada em inquérito civil do MPSP.

O promotor Reynaldo Mapelli Junior citou também, em documento enviado à prefeitura, o risco de violação do sigilo de informações sensíveis sobre a intimidade das pessoas. Ele também aponta o perigo de uma “vigilância pública exacerbada” que pode inibir liberdades de expressão e associação.

Na prática, o promotor recomenda a criação de uma ouvidoria com funcionários “capacitados para receber e apurar relatos de preconceito, discriminação e racismo envolvendo o Smart Sampa”. Mapelli também pede a instalação de “sistema eficaz de proteção de dados e o estabelecimento de critérios para o compartilhamento interinstitucional de informações coletadas a partir do programa”.

Segundo o promotor, a prefeitura deve contar com a participação paritária de diversas entidades com “atuação comprovada em governança de dados, proteção de dados pessoais e defesa dos direitos humanos”.

A Promotoria de Justiça de Direitos Humanos deu prazo de 60 dias para que a prefeitura responda sobre as recomendações.

No início de fevereiro, a prefeitura já operava pouco mais de 2.000 câmeras do programa Smart Sampa, principalmente na região central de São Paulo (80% do total).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?