metropoles.com

Câmara instala CPI para investigar furtos de fios de cobre em SP

CPI dos Fios será presidida pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) e terá relatoria do Coronel Salles (PSD), autor da proposta na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Bueno/Rede Câmara SP/Divulgação
Coronel Salles
1 de 1 Coronel Salles - Foto: André Bueno/Rede Câmara SP/Divulgação

São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo instalou nesta quinta-feira (20/4) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar furtos de fios e cabos de cobre na capital paulista.

A CPI vai ser presidida pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) e terá Eli Corrêa (União) como vice-presidente. O vereador Coronel Salles (PSD) ocupa o posto de relator. Já os vereadores Thammy Miranda (PL) e Hélio Rodrigues (PT) compõem como membros.

“O objetivo da CPI é analisar essa questão do furto de cabos e fios de cobre que há tempos vem atingindo a nossa cidade. A mobilidade urbana vira e mexe sofre com faróis sem funcionamento, metrôs e trens também sofrem devido aos furtos de cabos e fios de cobre”, diz Nomura.

Os trabalhos da comissão serão realizados a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, às 10 horas.

Prejuízo ao erário

A CPI foi proposta pelo Coronel Salles, que é ex-comandante da Polícia Militar de São Paulo. Segundo afirma, o objetivo é analisar o caminho que os fios furtados percorrem e propor alterações de legislação voltada ao comércio de cobre.

“Vamos analisar as áreas em que eles poderão atuar e vamos expedir alvará para que esse tipo de mercado tenha um controle mais robusto”, diz.

A comissão deve ouvir responsáveis técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da empresa de iluminação pública Ilume e da concessionária Enel. O diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, também foi chamado.

“Convidamos os representantes dessas empresas para entendermos o tamanho do problema que é causado pelos furtos de cabos como prejuízo ao erário”, afirma o coronel Salles.

A nova comissão foi aberta no lugar da CPI da Pirataria, que foi criada para investigar o contrabando na cidade, mas acabou se transformando em um conflito entre os membros da comissão e a direção da Feira da Madrugada, ponto de comércio popular da região central.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?