metropoles.com

Câmara aprova Parque do Rio Bixiga em meio a mudanças no Plano Diretor

Vereadores de São Paulo aprovaram projeto que cria Parque do Rio Bixiga e parque no Clube do Banespa, na zona sul, com pacote de emendas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara Municipal de São Paulo/Divulgação
Imagem colorida mostra vereadores no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, votando a aprovação do Parque do Rio Bixiga - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vereadores no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, votando a aprovação do Parque do Rio Bixiga - Metrópoles - Foto: Câmara Municipal de São Paulo/Divulgação

São Paulo — A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na tarde desta terça-feira (2/7), o projeto de lei que oficializa a criação do Parque do Rio Bixiga, no centro de São Paulo, e autoriza também a criação de um parque no local do Esporte Clube Banespa, na zona sul.

O Parque do Rio Bixiga era uma reivindicação de lideranças comunitárias da região central há décadas e havia sido uma das bandeiras do diretor de teatro Zé Celso Martinez, do Teatro Oficina, morto no ano passado, que fica ao lado do terreno que sediará o parque.

A votação na Câmara se deu após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o Grupo Silvio Santos fecharem um acordo para a venda do terreno da empresa à Prefeitura. O negócio foi fechado por cerca de R$ 65 milhões.

No caso do Esporte Clube Banespa, o terreno pertence ao Banco Santander, e não há acordo com a instituição para a criação de um parque. O terreno é avaliado em R$ 1 bilhão.

O texto aprovado incluiu os dois locais nos quadros do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade para incluí-los nos quadros de parques a serem implementados em São Paulo.

Por isso, os vereadores da base de Nunes aproveitaram que o texto tratava do PDE para alterar outras regras urbanísticas. Uma delas autorizou que a área construída em terrenos voltados para a construção de moradias populares possa ser 50% maior do que é atualmente caso esses terrenos estejam próximos de vias em que há estímulos para arranha-céus, as chamadas Zonas de Eixo de Estruturação Urbana.

O texto agora será levado para sanção do prefeito Ricardo Nunes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?