metropoles.com

Calouro de 62 anos dá exemplo contra etarismo em faculdade de Limeira

Vinícius Lanzoni Gomes está em sua terceira graduação. História vai na contramão de caso recente de etarismo envolvendo mulher de 44 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unicamp
Imagem colorida de homem de 62 anos que entrou para a faculdade
1 de 1 Imagem colorida de homem de 62 anos que entrou para a faculdade - Foto: Reprodução/Unicamp

Hostilidade e discriminação não combinam com a história do carioca Vinícius Lanzoni Gomes, 62 anos. Ele dá exemplo na luta contra o etarismo. Acaba de conquistar uma vaga no curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, interior de São Paulo.

O servidor público federal pratica esportes desde os 16 anos e já conquistou vários títulos nacionais, sendo o mais recente como bicampeão brasileiro máster de salto em altura, em 2022.

“Meu sonho sempre foi cursar algo na área de Educação Física quando me aposentasse, pelo simples prazer de aprender mais a respeito, pois sempre tive uma prática intensa em diferentes esportes. Entrar na Unicamp foi uma vitória pessoal muito grande, que trouxe nesta altura da minha vida uma enorme sensação de dever cumprido”, disse Gomes em entrevista ao site da Unicamp.

O agora calouro, em sua terceira graduação, vai enfrentar uma rotina puxada entre o home office, faculdade, treinos como atleta e cuidados com a família.

“Pensei em me preparar o melhor possível para mais essa importante ‘competição’ em minha vida. Afinal, pela primeira vez eu competiria, sem condições de igualdade, com ‘adversários’ em idade para serem meus netos”, argumenta.

Casado e pai de um médico e uma advogada,  Gomes sente-se realizado em poder cursar uma universidade aos 62 anos. “Quase desisti do curso por conta do investimento financeiro e da logística necessários, mas a ajuda dos professores da FCA está sendo fundamental para prosseguir”, declara animado.

A mais recente conquista de Gomes reforça a luta contra o preconceito e vai na contramão do vídeo feito por três estudantes de biomedicina de Bauru (SP) zombando de uma colega de curso de 44 anos.

Nessa segunda-feira (20/3), Patricia Linares, alvo do deboche por causa da idade, registrou um boletim de ocorrência contra as jovens por injúria e difamação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?