Calorão em SP: temperatura pode chegar aos 40ºC nesta terça-feira
Previsão da Defesa Civil do estado aponta para máxima de 40ºC em Araçatuba; temperatura alta deve se estender ao longo da semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma massa de ar quente deve elevar as temperaturas em todo o estado de São Paulo a partir desta terça-feira (12/3), resultando em calor intenso e diminuindo os níveis de umidade relativa do ar. De acordo com a Defesa Civil estadual, a temperatura pode chegar aos 40ºC com sensação térmica de 41ºC em Araçatuba, no interior.
Ainda no interior de São Paulo, Presidente Prudente deve ter máximas de 38ºC e sensação térmica de 39ºC e Marília, máximas de 37º C e sensação térmica de 38º C.
Nesta terça-feira o tempo fica firme em grande parte do estado devido à presença de uma massa de ar seco.
No extremo norte paulista, áreas de instabilidade se formam no período da tarde e começo da noite favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva muito isoladas e passageiras. No entanto, o risco para chuva forte é baixo.
Na faixa leste do estado ocorre maior variação de nuvens a partir do meio da tarde devido à entrada de ventos úmidos marítimos. Pode chuviscar de forma muito isolada e rápida no litoral no final do dia. As temperaturas ficam amenas durante a noite novamente na faixa leste de acordo com a Defesa Civil.
Previsão na capital
Na capital, não há previsão de chuva para esta terça-feira. A temperatura máxima prevista é de 29°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 45%.
Para os próximos dias, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) prevê predomínio de sol entre poucas nuvens, temperatura máxima bem acima da média para o mês de março, que é de 28,4°C e diminuição dos índices de umidade do ar.
Na quarta-feira (13/2), a temperatura varia entre a mínima de 19°C e a máxima de 31°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 40%.
Na quinta-feira (14/2), o cenário atmosférico se repete, mas com temperatura mínima por volta dos 20°C e a máxima pode chegar aos 34°C nas horas de maior aquecimento. A umidade do ar estará em declínio, com valores mínimos ao redor dos 30%.