Onda de calor no interior de São Paulo pode provocar novas queimadas
Com focos de incêndio ativos, São José do Rio Preto deve ter novas queimadas. Onda de calor faz termômetros atingirem até 37ºC na semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Entre segunda-feira (2/9) e sexta-feira (6/9), as temperaturas máximas na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, podem atingir 37ºC. Assim, o calor faz aumentar o risco de novas queimadas.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta porque, além do aumento da temperatura, a umidade relativa do ar estará baixa e os ventos poderão chegar a 60km/h.
Esses fatores contribuem para o surgimento do fogo e para a propagação das chamas.
Calor e umidade baixa
No sábado (31/8), focos ativos de incêndio foram registrados em sete municípios do interior paulista. Além de Rio Preto, as queimadas também acontecem na região de Franca e Ribeirão Preto.
A Defesa Civil do Estado notificou diversas regiões de São Paulo para o risco de incêndios durante este final de semana (30/8 e 1º/9). Por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), o aviso foi emitido na quinta-feira (29/8).
Além da elevação da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar também influenciaram no risco elevado.
Prisões por queimadas no interior de SP
Com duas novas prisões, chega a 11 o número de suspeitos por incêndios no interior de São Paulo. Na quinta-feira (29/8), um homem 39 anos foi preso em flagrante depois de ter iniciado queimada em uma plantação de cana-de-açúcar em Pindorama.
Na sexta-feira (30/8), a Polícia Civil do estado indiciou um homem de 44 anos por ter ateado fogo em vegetação em Franca.